Apresentação
Histórico
No início de 1976 foi criada na UFAC a Licenciatura Curta em Ciências pela Resolução No 02/1976, do Conselho de Ensinon, Pesquisa e Extensão da instituição e reconhecido pelo Decreto No 83.333/1979 do Conselho Federal de Educação, oriundo da Resolução No 30/1974 do mesmo Conselho.
Esta licenciatura tinha o caráter polivalente de curta duração e apresentava como propósito formar professores para atuar nas últimas séries do então denominado 1º Grau, como também, uma licenciatura com potencial para suprir a carência de profissionais no então denominado 2º Grau nas áreas específicas de sua formação.
Desde sua implantação, essa Licenciatura sofreu alterações na sua grade curricular, aprovando inicialmente as habilitações em Matemática e Biologia. Posteriormente, essas bifurcações se tornaram cursos de licenciatura plena em suas áreas. Então, segundo a Resolução No 06/2001 o Conselho Universitário da UFAC implantou um programa de “Complementação de Estudos – Habilitação para as áreas de Química e Física”, com o objetivo de oportunizar a plenificação de estudos dos alunos oriundos do curso de Licenciatura Curta em Ciências, contribuindo com as condições necessárias para a formação específica dessas áreas.
Mesmo sob olhares críticos, essa formação de Licenciatura Curta e Licenciatura plena (com habilitações) vigorou até 1996, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/1996, alterou a estrutura do 1º e 2º Graus, tornando-os um conjunto único, intitulado Educação Básica, prevendo em seu artigo 62 que a formação de professores para atuar na Educação Básica “far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação(...)”.
Assim sendo, em 2003, a Pró-Reitoria de Graduação da UFAC, por meio do Departamento de Ciências da Natureza e com a colaboração dos departamentos de Educação e Matemática e Estatística, propôs a criação e implantação da Licenciatura Plena em Química de forma a melhorar a formação profissional e adequar-se à supracitada Lei.
Até o seu término, o Curso de Licenciatura Curta em Ciências com habilitação em Química, formou 123 profissionais aptos a atuar no Ensino Básico.
A implantação da Licenciatura Plena em Química na UFAC ocorreu em 2004 e em 2005 houve a entrada da 1ª turma. Sua grade sofreu, dentro desses anos, pequenas modificações e adequação à eventuais criações de novas leis (como a introdução da disciplina de Libras com a promulgação do Decreto No 5.625/2005.
Recentemente, em 2018 sofreu uma reformulação completa, para adequar-se ao disposto nas legislações educacionais e profissionais pertinentes. Até o ano de 2015 foram 123 profissionais formados para atender duas carências: a primeira, de ordem estrutural, formando profissionais capazes de atuar no sistema de ensino do Estado, e a segunda, de ordem conjuntural, à medida que contribui com o contexto educacional do Estado por meio de uma formação que valoriza o trabalho do professor. Valorização que evidencia o docente como profissional capaz de analisar e de se apropriar de instrumentos para uma intervenção prática no processo educacional e social. Desta forma, o curso de Licenciatura em Química da UFAC forma profissionais com competências e habilidades para o desenvolvimento de atividades relativas à docência em Química.
Objetivo Geral
Formar docentes com vasto domínio teórico e experimental do conteúdo específico de Química e da práxis pedagógica, avultando profissionais reflexivos, competentes e críticos, aptos à fomentar o conhecimento científico e a difusão da ciência. Formar um profissional habilitado para atender, quanto educador, à demanda do ensino médio, bem como uma possível atuação no segmento editorial, de tecnologias educacionais, produção de conteúdo é objetivo do curso.
Objetivos Específicos
- Promover a formação de cidadãos éticos, profissionalmente competentes, emancipados, criativos e solidários, conscientes de seu papel na transformação da sociedade;
- Formar professores com amplo entendimento dos conhecimentos específicos, valendo-se dos recursos científicos e tecnológicos disponíveis na Instituição e da conexão com os programas de pós-graduação;
- Atenuar o espaçamento existente entre as instituições formadoras e os sistemas de ensino da Educação Básica, proporcionando programas integradores que cinjam o Ensino Médio, a formação do professor, permitindo, aos discentes, o abarcamento em projetos educacionais;
- Contribuir para a melhoria da Educação Básica, por meio do aperfeiçoamento de competências próprias à atividade docente, que perpassem o conhecimento científico e evolua para a construção de competências profissionais pedagógicas, referentes ao conhecimento de processos de investigação e reflexão sobre a prática cotidiana;
- Preparar professores-pesquisadores aptos de buscar novas alternativas para o ensino de Química, atuando como agentes multiplicadores das soluções encontradas;
- Propiciar a integração entre ensino, pesquisa e extensão, intentando a uma formação profissional ampla, contextualizada e articulada à realidade;
- Colaborar para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Acre.
Áreas de Concentração
O Curso de Licenciatura Plena em Química abrange a sua própria grande área, a Química, inserida nas Ciências Exatas e da Terra. Compreende também suas subáreas como Química Geral, Química Analítica, Físico-Química, Química Orgânica, Química Inorgânica e Ensino de Química.