Disciplinas
Disciplinas obrigatórias:
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCET965 |
Cálculo A |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Funções. Limites: Teoremas, Comportamento Geométrico e Continuidade de Funções. Derivada. Regras de Derivação, Regra da Cadeia, Derivação Implícita e Teorema do Valor Médio. Máximos e Mínimos e Esboço de Curvas. Regra de L’Hospital. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCET971 |
Cálculo B |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Integral Indefinida. Integral Definida: Teorema Fundamental do Cálculo. Área entre Curvas. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. Integração Numérica. Aplicações de Integrais. Sequências e Séries. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN972 |
Física I |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Vetores, cinemática, dinâmica, trabalho e energia, conservação da energia, centro de massa e momento linear, rotação, fluidos e ondas. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN975 |
Física II |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Carga elétrica, campo elétrico, lei de Gauss, potencial elétrico, capacitância, corrente e resistência, circuitos, campo magnético, ondas eletromagnéticas, interferência, difração e polarização. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN980 |
Física experimental |
30 |
0 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de física. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de física, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. EMENTA: Determinação experimental de grandezas físico-Químicas, visando a interdisciplinaridade, no campo de relação de medidas e erros, princípio de Arquimedes, viscosímetro, cuba de ondas, eletromagnetismo, condutância e condutividade, óptica ondulatória e carga/massa. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN967 |
Química Geral IV |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Matéria e Medidas. Evolução da teoria atômica da matéria. Estrutura eletrônica dos átomos. Propriedades periódicas dos elementos. Princípios básicos da ligação Química. Geometria das moléculas e teorias da ligação Química. Forças intermoleculares. Estequiometria e estequiometria de soluções. Gases. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN973 |
Química Geral V |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Propriedades Coligativas. TermoQuímica. Cinética Química. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Equilíbrio em fase aquosa. EletroQuímica. Química Nuclear. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN968 |
Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química |
30 |
0 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. EMENTA: Identificação e usos de equipamentos de segurança, Manuseio de substâncias com segurança, estocagem e descarte de resíduos de laboratórios. Noções de primeiros socorros e atendimento em situações de emergência. Legislação sobre segurança no trabalho. Algarismos significativos e noções de estatística. Técnicas básicas de medidas de massa e volume. Técnicas de aquecimento. Preparo de soluções. Confecção e análise de gráficos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN976 |
Química analítica qualitativa |
60 |
2 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. 3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação na disciplina “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”. EMENTA: Teoria: Introdução à Química Analítica Qualitativa. Estudos das reações Químicas envolvidas nos processos clássicos de separação e identificação de cátions e de ânions. Equilíbrio químico. Reações ácido-base. Reações de precipitação. Reações de complexação. Reações de oxidação-redução. Prática: Processos clássicos de separação e identificação de cátions e de ânions. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN979 |
Química analítica quantitativa |
60 |
2 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. 3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação na disciplina “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”. EMENTA: Teoria: Amostragem e Preparação de Amostras para Análises; Solubilização de Amostras; Interferência e Métodos Gerais de Separação; Erros em Análise Química Quantitativa; Prática: Amostragem e Preparação de Amostras para Análises, Análise de erro; Análise Gravimétrica; Análise titimétrica de Neutralização, de Precipitação, de Complexação e de Óxido-Redução. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN989 |
Físico-Química I |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Propriedade dos gases. Primeira e segunda leis da termodinâmica. TermoQuímica. Espontaneidade e equilíbrio. Equilíbrio de fases e misturas. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN993 |
Físico-Química II |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Cinética Química. Físico-Química de superfícies e coloides. Reologia de fluidos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN997 |
Físico-Química experimental I |
30 |
0 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. 3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação nas disciplinas “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”, “Físico-Química I” e “Físico-Química II”. EMENTA: Estrutura atômica e molecular; propriedades elétricas e magnéticas da matéria; massas molares; termodinâmica e termoquímica; soluções e equilíbrio; cinética de reações; eletroquímica; físico-Química de superfícies. Determinação experimental de grandezas físico-Químicas em substâncias puras, misturas não reativas e reações Químicas. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN981 |
Química orgânica IV |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Introdução à Química orgânica estrutural das funções orgânicas. Hibridização sp, sp2, sp3. Nomenclatura IUPAC. Correlação entre reatividade e estrutura: alcanos e cicloalcanos, alquenos, alquinos e dienos conjugados. Estereoquímica. Análises espectroscópicas dos compostos estudados. Reações de substituição nucleofílica, de eliminação, de adição, iônica e radicalares. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN988 |
Química orgânica V |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Correlação entre reatividade e estrutura. Mecanismo das reações: Compostos orgânicos oxigenados. Compostos carbônicos e polifuncionais carbonilados. Compostos orgânicos nitrogenados. Heterocíclicos/Compostos de interesse tecnológico. Arenos e seus derivados. Análises espectroscópicas dos compostos estudados. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN992 |
Química orgânica experimental |
30 |
0 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. 3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação nas disciplinas “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”, “Química Orgânica IV” e “Química Orgânica V” EMENTA: Estudos das propriedades físicas de compostos orgânicos. Técnicas fundamentais de laboratório. Análise qualitativa orgânica e identificação de alguns grupos funcionais. Síntese de compostos orgânicos. Noções do emprego de técnicas espectroscópicas no acompanhamento das reações e na caracterização de substâncias orgânicas. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN683 |
Química inorgânica A |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Abordagem dos princípios fundamentais de ligações Químicas, teoria dos orbitais moleculares, hibridizações, elementos da espectroscopia no ultravioleta e no infravermelho, estrutura e reatividade dos elementos representativos e seus compostos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN684 |
Química inorgânica B |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Análise dos princípios fundamentais da estrutura e reatividade dos elementos químicos de transição e seus compostos. Nomenclatura e isomeria dos compostos de coordenação. Teorias de valência, do campo cristalino e do orbital molecular. Complexos coligantes simples e quelatos. Complexos bioinorgânicos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN690 |
Química inorgânica experimental |
30 |
0 |
1 |
0 |
Observações: 1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química. 2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos. 3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação nas disciplinas “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”, “Química Inorgânica A” e “Química Inorgânica B”. EMENTA: Realização experimental de reações e de sínteses que possibilitem a caracterização de propriedades físicas e Químicas dos compostos inorgânicos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCET999 |
Geologia e mineralogia |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Noções de geologia e a constituição da terra. Noções básicas de mineralogia enfocando a formação dos minerais, classificação, materiais cristalinos, formas, estruturas e propriedades dos minerais. Principais minerais do Brasil e uso na indústria e na agricultura. Noções de petrografia, intemperismo e solos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN966 |
Educação Ambiental e Saúde |
30 |
2 |
0 |
0 |
EMENTA: A crise dos paradigmas da sociedade moderna, suas consequências ambientais e para a saúde humana. O movimento ambientalista e o percurso histórico da Educação Ambiental - Os princípios básicos, as finalidades e objetivos da EA. As definições e as tendências contemporâneas da Educação Ambiental, tendo como eixo o desenvolvimento sustentável/sociedades sustentáveis e suas práticas em ambientais formais e não formais. Consumo e cidadania. Organização e orientação para a elaboração de Projetos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN994 |
Química ambiental |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: A biosfera. As atmosferas planetárias. Os ciclos biogeoquímicos. Estudo da relação entre o homem e as consequências da degradação ambiental à saúde das populações: contaminação do solo, da água e do ar por poluentes antropogênicos. Química Verde. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN995 |
Ciência, tecnologia e sociedade |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: A contribuição da Química para o desenvolvimento científico e tecnológico: Química verde, catálise, combustíveis e fontes renováveis de energia, radioatividade, fármacos, biotecnologia, novos materiais e nanotecnologia. Relações e influências mútuas entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN969 |
Metodologia da Pesquisa e Extensão em Química |
30 |
2 |
0 |
0 |
EMENTA: A extensão universitária. Extensão universitária como forma de aprendizagem. Atividades relacionadas à extensão universitária. Fundamentos da metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Química. A comunicação científica e a organização de texto científico. O projeto de pesquisa: questão de pesquisa, delimitação do problema, hipótese, objetivos, embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social. Normas ABNT. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN984 |
Análise instrumental I |
60 |
2 |
1 |
0 |
EMENTA: Bases teóricas e metodológicas de análise instrumentais qualitativos e quantitativos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Tratamento estatístico de dados experimentais. Introdução aos métodos eletroanalíticos e espectroanalíticos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN1000 |
Trabalho de Conclusão de Curso em Química |
30 |
0 |
1 |
0 |
EMENTA: Entrega da versão escrita do trabalho de conclusão de curso (monografia) para integralização do curso de Licenciatura em Química. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN978 |
Prática Educacional de Química Geral IV |
60 |
0 |
2 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular.
EMENTA: Produção de materiais didáticos de caráter teórico e experimental, elaboração e ministração de aulas simuladas que contextualizem a aplicação dos conteúdos de Matéria e Medidas. Evolução da teoria atômica da matéria. Estrutura eletrônica dos átomos. Propriedades periódicas dos elementos. Princípios básicos da ligação química. Geometria das moléculas e teorias da ligação química. Forças intermoleculares. Estequiometria e estequiometria de soluções. Gases, com o cotidiano dos estudantes do ensino médio. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN983 |
Prática Educacional de Química Geral V |
60 |
0 |
2 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Produção de materiais didáticos de caráter teórico e experimental, elaboração e ministração de aulas simuladas que contextualizem a aplicação dos conteúdos de Propriedades Coligativas. Termoquímica. Cinética química. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Equilíbrio em fase aquosa. Eletroquímica. Química Nuclear, com o cotidiano dos estudantes do ensino médio. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN998 |
Práticas de Instrumentação para o ensino de química na Educação Especial |
45 |
1 |
1 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Ensino e aprendizagem de conteúdos de química do primeiro ano, do segundo ano e do terceiro ano do ensino médio: materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos, adaptados para o atendimento a estudantes deficientes. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN964 |
Metodologia do Ensino de Química I |
60 |
2 |
1 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: História e Filosofia da Ciência e história da Química (principais descobertas). Dimensão epistemológica do conhecimento científico. A transposição didática. Focos de interesse da Química, níveis de conhecimento químico e momentos pedagógicos. Documentos oficiais federais e estaduais para a área de Química (Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, Orientações Curriculares Nacionais – área de Química, Referenciais Curriculares Estaduais, Programa Nacional do Livro Didático/Química). Microaulas teóricas e Seminários. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN970 |
Metodologia do Ensino de Química II |
60 |
2 |
1 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Saberes de sociedades tradicionais e o ensino de Química (matrizes da composição da população brasileira, sociedades tradicionais acrianas e relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Direitos humanos.). Perspectiva CTS. Alfabetização e letramento científico. Abordagem de temas no ensino de Química. Planejamento pedagógico de aulas de Química (projeto político pedagógico da escola, plano de ensino, plano de aula). Avaliação da aprendizagem em Química. Microaulas teóricas e Seminários. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN974 |
Metodologia do Ensino de Química III |
60 |
2 |
1 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Recursos didáticos no ensino de Química: tecnologias da informação e comunicação, jogos, filmes, vídeos e atividades práticas. Experimentação no ensino de Química e tecnologias não digitais. Ensino de Química em espaços formais, não formais e informais. Ensino de Química na perspectiva da educação inclusiva. Sites e Ambientes virtuais de aprendizagem: sua utilização no ensino de Química. Feiras de Ciências e Feiras Tecnológicas. Microaulas experimentais e Seminários. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN982 |
Práticas de Instrumentação para o ensino de Química I |
60 |
0 |
2 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Ensino e aprendizagem de conteúdos de Química do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio: materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN987 |
Práticas de Instrumentação para o ensino de Química II |
60 |
0 |
2 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no segundo ano do ensino médio. Materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN991 |
Práticas de Instrumentação para o ensino de Química III |
60 |
0 |
2 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no terceiro ano do ensino médio: materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN977 |
Ensino em Química I |
75 |
3 |
1 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Caracterização do perfil do professor de ensino básico no Brasil e no Estado do Acre. A formação inicial e continuada de professores de Ciências e Química. Experiências de ensino. A pesquisa no Ensino de Ciências e Química. Reflexões sobre o ensino de ciências. Realidade pedagógica do Estado do Acre. Organização do trabalho pedagógico de temas da área de Química. Com base nas orientações das diretrizes curriculares nacionais do ensino médio, parâmetros curriculares para o ensino médio, os PCN+. Microaulas teóricas e experimentais. Minicursos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN985 |
Ensino em Química II |
60 |
2 |
1 |
0 |
Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular. EMENTA: Conhecimentos sobre a regência e a realidade no ensino básico (fundamental e médio) no Brasil e no estado do Acre. A prática docente e a realidade escolar. O uso de projetos no ensino de Química. Organização de atividades escolares. Estratégias de avaliação do trabalho docente. Considerando a legislação nacional para o ensino de Química. Microaulas teóricas e experimentais. Minicursos. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA186 |
Educação e sociedade |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA968 |
Organização da educação básica e legislação de ensino |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: A organização da educação no Brasil. A Educação Básica-Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Modalidades da Educação no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino; Lei de Diretrizes e Bases Nacional. Política de Financiamento da Educação Básica. Plano Nacional e Legislação Estadual de Ensino. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA178 |
Profissão docente: carreira, identidade e desenvolvimento profissional. |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações sócio-culturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteísmo e mal estar docente. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA969 |
Investigação e prática pedagógica |
75 |
1 |
2 |
0 |
EMENTA: Fundamentos da pesquisa educacional: características e especificidades da escola como objeto de investigação. Atividades de cunho investigativo centrada na observação, descrição, análise e reflexão do cotidiano da escola e da sala de aula ante ao reconhecimento da complexidade que envolve a organização do trabalho pedagógico escolar. As diferentes dimensões constitutivas do trabalho pedagógico: as rotinas, as dinâmicas e lógicas ordenadoras das atividades administrativas e pedagógicas na escola; a estrutura administrativa e organizacional de um estabelecimento escolar; a construção e a gestão do projeto político-pedagógico; o currículo como ordenador da organização do processo de ensino e das situações de aprendizagem; práticas pedagógicas e trabalho docente; a avaliação institucional e os indicadores de desenvolvimento e desempenho da educação básica. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA971 |
Didática |
75 |
3 |
1 |
0 |
EMENTA: Didática: fundamentos históricos e epistemológicos. Didática e interdisciplinaridade: as interações entre Didática, Currículo e as Ciências com implicações na Educação. Fundamentação teórico-metodológica das práticas pedagógicas. Organização intencional e sistemática do ensino: processo de planejamento e planificação do ensino no contexto da escola (planos escolares e planos de ensino): finalidades e componentes constitutivos (objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos e avaliação da aprendizagem). |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA973 |
Psicologia da educação |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Concepções psicológicas subjacentes às teorias de desenvolvimento e aprendizagem: comportamental, cognitiva, humanista e psicanalista. As práticas educativas dos contextos familiar, escolar e social, problematizadas pela psicologia em consonância com as diferenças culturais, étnico-raciais, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional. Aspectos que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem: afetividade, relações interpessoais e motivação. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA972 |
Organização curricular e gestão da escola |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: A produção teórica sobre currículo e gestão escolar no Brasil. Políticas e práticas de currículo e de gestão. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formais e reais de realização curricular. As orientações curriculares do ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico. Identidade, diversidade e diferença no currículo e na gestão da escola. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA059 |
Fundamentos da educação especial |
60 |
4 |
0 |
0 |
EMENTA: Caracterização, conceito e objetivos da Educação Especial. Aspectos filosóficos, princípios norteadores e modalidades de atendimento. Abordagens didáticas para pessoas com necessidades especiais. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CELA746 |
LIBRAS |
60 |
2 |
1 |
0 |
EMENTA: Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e seu uso em contextos reais de comunicação com a pessoa surda. Conhecimento específico acerca dos aspectos sintáticos, morfológicos e fonológicos da Libras. Fundamentos legais do ensino de Libras. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN986 |
Estagio supervisionado I |
135 |
0 |
0 |
3 |
EMENTA: Desenvolvimento de atividades de docência em Química – planejamento, organizações de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino fundamental e médio 9º ano (caso haja disponibilidade) e 1o ano, respectivamente. |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN990 |
Estagio supervisionado II |
135 |
0 |
0 |
3 |
EMENTA: Desenvolvimento de atividades de docência em Química – planejamento, organizações de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino médio (2o ano). |
CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
CREDITOS |
||
T |
P |
E |
|||
CCBN996 |
Estagio supervisionado III |
135 |
0 |
0 |
3 |
EMENTA: Desenvolvimento de atividades de docência em Química – planejamento, organizações de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino médio, 3o ano e pré-enem (caso haja disponibilidade). |
A grade atual do Curso de Química não conta com disciplinas optativas, mas visando a oferta de conteúdos complementares e interdisciplinares, os alunos deverão cursar, no mínimo 60 h e 2 créditos (prático ou teórico) de disciplinas eletivas, em qualquer curso da Universidade Federal do Acre, ficando a escolha das mesmas à critério dos alunos. A compensação das horas deverá ser realizada junto à coordenação do curso de Química, a pedido do aluno, por meio de requerimento, dentro do prazo da conclusão do curso.