Você está aqui: Página Inicial > Licenciatura em Química > Disciplinas

Disciplinas obrigatórias:

CCET965

Cálculo A

EMENTA:

Funções. Limites: Teoremas, Comportamento Geométrico e Continuidade de Funções. Derivada. Regras de Derivação, Regra da Cadeia, Derivação Implícita e Teorema do Valor Médio. Máximos e Mínimos e Esboço de Curvas. Regra de L’Hospital.

CCET971

Cálculo B

EMENTA:

Integral Indefinida. Integral Definida: Teorema Fundamental do Cálculo. Área entre Curvas. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. Integração Numérica. Aplicações de Integrais. Sequências e Séries.

CCBN972

Física I

EMENTA:

Vetores, cinemática, dinâmica, trabalho e energia, conservação da energia, centro de massa e momento linear, rotação, fluidos e ondas.

CCBN975

Física II

EMENTA:

Carga elétrica, campo elétrico, lei de Gauss, potencial elétrico, capacitância, corrente e resistência, circuitos, campo magnético, ondas eletromagnéticas, interferência, difração e polarização.

CCBN980

Física experimental

Observações:

1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de física.

2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de física, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos.

EMENTA:

Determinação experimental de grandezas físico-Químicas, visando a interdisciplinaridade, no campo de relação de medidas e erros, princípio de Arquimedes, viscosímetro, cuba de ondas, eletromagnetismo, condutância e condutividade, óptica ondulatória e carga/massa.

CCBN967

Química Geral IV

EMENTA:

Matéria e Medidas. Evolução da teoria atômica da matéria. Estrutura eletrônica dos átomos. Propriedades periódicas dos elementos. Princípios básicos da ligação Química. Geometria das moléculas e teorias da ligação Química. Forças intermoleculares. Estequiometria e estequiometria de soluções. Gases.

CCBN973

Química Geral V

EMENTA:

Propriedades Coligativas. TermoQuímica. Cinética Química. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Equilíbrio em fase aquosa. EletroQuímica. Química Nuclear.

CCBN968

Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química

Observações:

1) O crédito prático desta disciplina refere-se à prática experimental em laboratório de Química.

2) Para que este componente seja ministrado com segurança no laboratório de Química, cada turma estará limitada ao máximo de 25 alunos.

EMENTA:

Identificação e usos de equipamentos de segurança, Manuseio de substâncias com segurança, estocagem e descarte de resíduos de laboratórios. Noções de primeiros socorros e atendimento em situações de emergência. Legislação sobre segurança no trabalho. Algarismos significativos e noções de estatística. Técnicas básicas de medidas de massa e volume. Técnicas de aquecimento. Preparo de soluções. Confecção e análise de gráficos.

CCBN976

Química analítica qualitativa

Observações:

3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação na disciplina “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”.

EMENTA:

Teoria: Introdução à Química Analítica Qualitativa. Estudos das reações Químicas envolvidas nos processos clássicos de separação e identificação de cátions e de ânions. Equilíbrio químico. Reações ácido-base. Reações de precipitação. Reações de complexação. Reações de oxidação-redução.

Prática: Processos clássicos de separação e identificação de cátions e de ânions.

CCBN979

Química analítica quantitativa

EMENTA:

Teoria: Amostragem e Preparação de Amostras para Análises; Solubilização de Amostras; Interferência e Métodos Gerais de Separação; Erros em Análise Química Quantitativa;

Prática: Amostragem e Preparação de Amostras para Análises, Análise de erro; Análise Gravimétrica; Análise titimétrica de Neutralização, de Precipitação, de Complexação e de Óxido-Redução.

CCBN989

Físico-Química I

EMENTA:

Propriedade dos gases. Primeira e segunda leis da termodinâmica. TermoQuímica. Espontaneidade e equilíbrio. Equilíbrio de fases e misturas.

CCBN993

Físico-Química II

EMENTA:

Cinética Química. Físico-Química de superfícies e coloides. Reologia de fluidos.

CCBN997

Físico-Química experimental I

Observações:

3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação nas disciplinas “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”, “Físico-Química I” e “Físico-Química II”.

EMENTA:

Estrutura atômica e molecular; propriedades elétricas e magnéticas da matéria; massas molares; termodinâmica e termoquímica; soluções e equilíbrio; cinética de reações; eletroquímica; físico-Química de superfícies. Determinação experimental de grandezas físico-Químicas em substâncias puras, misturas não reativas e reações Químicas.

CCBN981

Química orgânica IV

EMENTA:

Introdução à Química orgânica estrutural das funções orgânicas. Hibridização sp, sp2, sp3. Nomenclatura IUPAC. Correlação entre reatividade e estrutura: alcanos e cicloalcanos, alquenos, alquinos e dienos conjugados. Estereoquímica. Análises espectroscópicas dos compostos estudados. Reações de substituição nucleofílica, de eliminação, de adição, iônica e radicalares.

CCBN988

Química orgânica V

EMENTA:

Correlação entre reatividade e estrutura. Mecanismo das reações: Compostos orgânicos oxigenados. Compostos carbônicos e polifuncionais carbonilados. Compostos orgânicos nitrogenados. Heterocíclicos/Compostos de interesse tecnológico. Arenos e seus derivados. Análises espectroscópicas dos compostos estudados.

CCBN992

Química orgânica experimental

Observações:

3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação nas disciplinas “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”, “Química Orgânica IV” e “Química Orgânica V”

EMENTA:

Estudos das propriedades físicas de compostos orgânicos. Técnicas fundamentais de laboratório. Análise qualitativa orgânica e identificação de alguns grupos funcionais. Síntese de compostos orgânicos. Noções do emprego de técnicas espectroscópicas no acompanhamento das reações e na caracterização de substâncias orgânicas.

CCBN683

Química inorgânica A

EMENTA:

Abordagem dos princípios fundamentais de ligações Químicas, teoria dos orbitais moleculares, hibridizações, elementos da espectroscopia no ultravioleta e no infravermelho, estrutura e reatividade dos elementos representativos e seus compostos.

CCBN684

Química inorgânica B

EMENTA:

Análise dos princípios fundamentais da estrutura e reatividade dos elementos químicos de transição e seus compostos. Nomenclatura e isomeria dos compostos de coordenação. Teorias de valência, do campo cristalino e do orbital molecular. Complexos coligantes simples e quelatos. Complexos bioinorgânicos.

CCBN690

Química inorgânica experimental

Observações:

3) Este componente tem como pré-requisito a aprovação nas disciplinas “Segurança e técnicas básicas em laboratório de Química”, “Química Inorgânica A” e “Química Inorgânica B”.

EMENTA:

Realização experimental de reações e de sínteses que possibilitem a caracterização de propriedades físicas e Químicas dos compostos inorgânicos.

CCET999

Geologia e mineralogia

EMENTA:

Noções de geologia e a constituição da terra. Noções básicas de mineralogia enfocando a formação dos minerais, classificação, materiais cristalinos, formas, estruturas e propriedades dos minerais. Principais minerais do Brasil e uso na indústria e na agricultura. Noções de petrografia, intemperismo e solos.

CCBN966

Educação Ambiental e Saúde

EMENTA:

A crise dos paradigmas da sociedade moderna, suas consequências ambientais e para a saúde humana. O movimento ambientalista e o percurso histórico da Educação Ambiental - Os princípios básicos, as finalidades e objetivos da EA. As definições e as tendências contemporâneas da Educação Ambiental, tendo como eixo o desenvolvimento sustentável/sociedades sustentáveis e suas práticas em ambientais formais e não formais. Consumo e cidadania. Organização e orientação para a elaboração de Projetos.

CCBN994

Química ambiental

EMENTA:

A biosfera. As atmosferas planetárias. Os ciclos biogeoquímicos. Estudo da relação entre o homem e as consequências da degradação ambiental à saúde das populações: contaminação do solo, da água e do ar por poluentes antropogênicos. Química Verde.

CCBN995

Ciência, tecnologia e sociedade

EMENTA:

A contribuição da Química para o desenvolvimento científico e tecnológico: Química verde, catálise, combustíveis e fontes renováveis de energia, radioatividade, fármacos, biotecnologia, novos materiais e nanotecnologia. Relações e influências mútuas entre a ciência, a tecnologia e a sociedade.

CCBN969

Metodologia da Pesquisa e Extensão em Química

EMENTA:

A extensão universitária. Extensão universitária como forma de aprendizagem. Atividades relacionadas à extensão universitária.

Fundamentos da metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Química. A comunicação científica e a organização de texto científico. O projeto de pesquisa: questão de pesquisa, delimitação do problema, hipótese, objetivos, embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social. Normas ABNT.

CCBN984

Análise instrumental I

EMENTA:

Bases teóricas e metodológicas de análise instrumentais qualitativos e quantitativos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Tratamento estatístico de dados experimentais. Introdução aos métodos eletroanalíticos e espectroanalíticos.

CCBN1000

Trabalho de Conclusão de Curso em Química

EMENTA:

Entrega da versão escrita do trabalho de conclusão de curso (monografia) para integralização do curso de Licenciatura em Química.

CCBN978

Prática Educacional de Química Geral IV

0

Observação: Os créditos práticos deste componente referem-se à Prática como Componente Curricular.

EMENTA:

Produção de materiais didáticos de caráter teórico e experimental, elaboração e ministração de aulas simuladas que contextualizem a aplicação dos conteúdos de Matéria e Medidas. Evolução da teoria atômica da matéria. Estrutura eletrônica dos átomos. Propriedades periódicas dos elementos. Princípios básicos da ligação química. Geometria das moléculas e teorias da ligação química. Forças intermoleculares. Estequiometria e estequiometria de soluções. Gases, com o cotidiano dos estudantes do ensino médio.

CCBN983

Prática Educacional de Química Geral V

EMENTA:

Produção de materiais didáticos de caráter teórico e experimental, elaboração e ministração de aulas simuladas que contextualizem a aplicação dos conteúdos de Propriedades Coligativas. Termoquímica. Cinética química. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Equilíbrio em fase aquosa. Eletroquímica. Química Nuclear, com o cotidiano dos estudantes do ensino médio.

CCBN998

Práticas de Instrumentação para o ensino de química na Educação Especial

45

EMENTA:

Ensino e aprendizagem de conteúdos de química do primeiro ano, do segundo ano e do terceiro ano do ensino médio: materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos, adaptados para o atendimento a estudantes deficientes.

CCBN964

Metodologia do Ensino de Química I

EMENTA:

História e Filosofia da Ciência e história da Química (principais descobertas). Dimensão epistemológica do conhecimento científico. A transposição didática. Focos de interesse da Química, níveis de conhecimento químico e momentos pedagógicos. Documentos oficiais federais e estaduais para a área de Química (Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, Orientações Curriculares Nacionais – área de Química, Referenciais Curriculares Estaduais, Programa Nacional do Livro Didático/Química). Microaulas teóricas e Seminários.

CCBN970

Metodologia do Ensino de Química II

EMENTA:

Saberes de sociedades tradicionais e o ensino de Química (matrizes da composição da população brasileira, sociedades tradicionais acrianas e relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Direitos humanos.). Perspectiva CTS. Alfabetização e letramento científico. Abordagem de temas no ensino de Química. Planejamento pedagógico de aulas de Química (projeto político pedagógico da escola, plano de ensino, plano de aula). Avaliação da aprendizagem em Química. Microaulas teóricas e Seminários.

CCBN974

Metodologia do Ensino de Química III

EMENTA:

Recursos didáticos no ensino de Química: tecnologias da informação e comunicação, jogos, filmes, vídeos e atividades práticas. Experimentação no ensino de Química e tecnologias não digitais. Ensino de Química em espaços formais, não formais e informais. Ensino de Química na perspectiva da educação inclusiva. Sites e Ambientes virtuais de aprendizagem: sua utilização no ensino de Química. Feiras de Ciências e Feiras Tecnológicas. Microaulas experimentais e Seminários.

CCBN982

Práticas de Instrumentação para o ensino de Química I

EMENTA:

Ensino e aprendizagem de conteúdos de Química do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio: materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos.

CCBN987

Práticas de Instrumentação para o ensino de Química II

EMENTA:

Ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no segundo ano do ensino médio. Materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos.

CCBN991

Práticas de Instrumentação para o ensino de Química III

EMENTA:

Ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no terceiro ano do ensino médio: materiais, recursos e estratégias didáticas. Microaulas (teóricas e experimentais). Ciclo de seminários. Minicursos. Produção de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação dos conteúdos.

CCBN977

Ensino em Química I

EMENTA:

Caracterização do perfil do professor de ensino básico no Brasil e no Estado do Acre. A formação inicial e continuada de professores de Ciências e Química. Experiências de ensino. A pesquisa no Ensino de Ciências e Química. Reflexões sobre o ensino de ciências. Realidade pedagógica do Estado do Acre. Organização do trabalho pedagógico de temas da área de Química. Com base nas orientações das diretrizes curriculares nacionais do ensino médio, parâmetros curriculares para o ensino médio, os PCN+. Microaulas teóricas e experimentais. Minicursos.

CCBN985

Ensino em Química II

EMENTA:

Conhecimentos sobre a regência e a realidade no ensino básico (fundamental e médio) no Brasil e no estado do Acre. A prática docente e a realidade escolar. O uso de projetos no ensino de Química. Organização de atividades escolares. Estratégias de avaliação do trabalho docente. Considerando a legislação nacional para o ensino de Química. Microaulas teóricas e experimentais. Minicursos.

CELA186

Educação e sociedade

EMENTA:

A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola.

CELA968

Organização da educação básica e legislação de ensino

EMENTA:

A organização da educação no Brasil. A Educação Básica-Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Modalidades da Educação no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino; Lei de Diretrizes e Bases Nacional. Política de Financiamento da Educação Básica. Plano Nacional e Legislação Estadual de Ensino.

CELA178

Profissão docente: carreira, identidade e desenvolvimento profissional.

EMENTA:

A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações sócio-culturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteísmo e mal estar docente.

CELA969

Investigação e prática pedagógica

EMENTA:

Fundamentos da pesquisa educacional: características e especificidades da escola como objeto de investigação. Atividades de cunho investigativo centrada na observação, descrição, análise e reflexão do cotidiano da escola e da sala de aula ante ao reconhecimento da complexidade que envolve a organização do trabalho pedagógico escolar. As diferentes dimensões constitutivas do trabalho pedagógico: as rotinas, as dinâmicas e lógicas ordenadoras das atividades administrativas e pedagógicas na escola; a estrutura administrativa e organizacional de um estabelecimento escolar; a construção e a gestão do projeto político-pedagógico; o currículo como ordenador da organização do processo de ensino e das situações de aprendizagem; práticas pedagógicas e trabalho docente; a avaliação institucional e os indicadores de desenvolvimento e desempenho da educação básica.

CELA971

Didática

EMENTA:

Didática: fundamentos históricos e epistemológicos. Didática e interdisciplinaridade: as interações entre Didática, Currículo e as Ciências com implicações na Educação. Fundamentação teórico-metodológica das práticas pedagógicas. Organização intencional e sistemática do ensino: processo de planejamento e planificação do ensino no contexto da escola (planos escolares e planos de ensino): finalidades e componentes constitutivos (objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos e avaliação da aprendizagem).

CELA973

Psicologia da educação

EMENTA:

Concepções psicológicas subjacentes às teorias de desenvolvimento e aprendizagem: comportamental, cognitiva, humanista e psicanalista. As práticas educativas dos contextos familiar, escolar e social, problematizadas pela psicologia em consonância com as diferenças culturais, étnico-raciais, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional. Aspectos que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem: afetividade, relações interpessoais e motivação.

CELA972

Organização curricular e gestão da escola

EMENTA:

A produção teórica sobre currículo e gestão escolar no Brasil. Políticas e práticas de currículo e de gestão. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formais e reais de realização curricular. As orientações curriculares do ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico. Identidade, diversidade e diferença no currículo e na gestão da escola.

CELA059

Fundamentos da educação especial

EMENTA:

Caracterização, conceito e objetivos da Educação Especial. Aspectos filosóficos, princípios norteadores e modalidades de atendimento. Abordagens didáticas para pessoas com necessidades especiais.

CELA746

LIBRAS

EMENTA:

Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e seu uso em contextos reais de comunicação com a pessoa surda. Conhecimento específico acerca dos aspectos sintáticos, morfológicos e fonológicos da Libras. Fundamentos legais do ensino de Libras.

CCBN986

Estagio supervisionado I

EMENTA:

Desenvolvimento de atividades de docência em Química – planejamento, organizações de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino fundamental e médio 9º ano (caso haja disponibilidade) e 1o ano, respectivamente.

CCBN990

Estagio supervisionado II

EMENTA:

Desenvolvimento de atividades de docência em Química – planejamento, organizações de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino médio (2o ano).

CCBN996

Estagio supervisionado III

EMENTA:

Desenvolvimento de atividades de docência em Química – planejamento, organizações de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino médio, 3o ano e pré-enem (caso haja disponibilidade).

A grade atual do Curso de Química não conta com disciplinas optativas, mas visando a oferta de conteúdos complementares e interdisciplinares, os alunos deverão cursar, no mínimo 60 h e 2 créditos (prático ou teórico) de disciplinas eletivas, em qualquer curso da Universidade Federal do Acre, ficando a escolha das mesmas à critério dos alunos. A compensação das horas deverá ser realizada junto à coordenação do curso de Química, a pedido do aluno, por meio de requerimento, dentro do prazo da conclusão do curso.