Você está aqui: Página Inicial > Menu > Pesquisas

Pesquisas

por veridiano última modificação 31/01/2018 10h18

O curso de física desenvolve linhas de pesquisa na fronteira do conhecimento em física em um conjunto abrangente de áreas. Nosso ambiente de pesquisa está acoplado ao programa de pós-graduação em física e afins (mestrado e doutorado) e ao mestrado profissional em ensino de física. Contamos com visitas frequentes de pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisas do país.

Pesquisas em Física

Ensino de Física

A pesquisa em Ensino de Física investiga os processos de aprendizagem de conceitos físicos e os métodos utilizados no ensino dessa disciplina.  No curso de física, as atividades de pesquisa concentram-se no desenvolvimento de materiais instrucionais e no estudo de sua utilização em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. Temas de interesse incluem a formulação de novas abordagens para os conteúdos tradicionais, introdução da física contemporânea nos currículos atuais, utilização de tecnologias modernas no ensino.

Curso de Pós-Graduação:

Mestrado Profissional em Ensino de Física

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Pesquisadores Envolvidos:

Alejandro Fonseca Duarte, Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez, Antonio Romero da Costa Pinheiro, Bianca Martins Santos, Eduardo de Paula Abreu, Francisco Eulálio Alves dos Santos, George Chaves da Silva Valadares, José Carlos da Silva Oliveira, Jorge Luis López Aguilar, Marcelo Castanheira da Silva, Luis Gustavo de Almeida e Miguel Justiniano Abanto Peralta.

Física Aplicada Interdisciplinar

O avanço das fronteiras das ciências tem exposto cada vez mais a natureza complexa de alguns problemas não só entre disciplinas próximas pertencentes à mesma área do conhecimento, mas também entre disciplinas de áreas diferentes. Isso exige novas formas de produção de conhecimento em assuntos cujos temas de investigação são fenômenos que se colocam em fronteiras disciplinares e onde a natureza híbrida do problema requer diálogo entre as disciplinas e além delas. Tal situação impõe desafios teóricos e práticos para diferentes campos da ciência e da tecnologia, desafios esses caracterizados pela inter e multidisciplinaridade.

Curso de Pós-Graduação:

Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte

Pesquisadores Envolvidos:

Alejandro Fonseca Duarte, Francisco Eulálio Alves dos Santos, José Carlos da Silva Oliveira, Jorge Luis López Aguilar, Marcelo Castanheira da Silva

Física Nuclear

Núcleos são sistemas quânticos muito complexos formados por prótons e nêutrons, que interagem através de forças eletromagnéticas e nucleares. Como estudos exatos da dinâmica nuclear são inviáveis (com exceção de casos especiais, como o deutério), é necessário recorrer a modelos nucleares aproximados, que têm aspectos fenomenológicos baseados nas informações experimental disponíveis. Até pouco tempo atrás, estas informações eram obtidas exclusivamente de núcleos estáveis, com números atômico (Z) e de massa (A) situados na linha de estabilidade. Entretanto, a partir da década de 90, foram desenvolvidos aceleradores capazes de produzir feixes de núcleos radioativos. Embora a meia-vida de alguns destes núcleos seja muito curta (eles são instáveis por decaimento beta), ela é suficientemente longa para que estes feixes sejam usados em experiências de colisão com alvos estáveis. Deste modo, começaram a ser obtidas informações experimentais de núcleos fora de linha de estabilidade e isso abriu novas perspectivas na Física Nuclear.

Antonio Romero da Costa Pinheiro, Bianca Martins Santos

Matéria Condensada

A Física da Matéria Condensada descreve o comportamento coletivo de sistemas macroscópicos (com um número de partículas da ordem de 1020 partículas); antes conhecida como Física do Estado Sólido, hoje a área engloba também propriedades de líquidos e gases. O foco de interesse reside na investigação dos mecanismos microscópicos responsáveis pela grande variedade de propriedades físicas de meios materiais, tais como magnéticas, de transporte (metal, isolante, semicondutor, supercondutor, etc.), mecânicas, e outras; também relevantes são estudos da interação da radiação com a matéria, do comportamento coletivo de átomos ultrafrios, e de materiais para informação quântica (q-bits). Devido a esta grande diversidade, é uma área da Física com grande interface com a indústria; nos últimos anos, com o advento da Nanociência, ampliou esta interface, deixando de ser predominantemente com a indústria eletrônica, para descobrir interesses comuns com biotecnologia, catálise, teoria da informação, etc. Como não podia deixar de ser, a abrangência da área se reflete na diversidade de métodos de análise, tanto experimentais quanto teóricas; neste sentido, é bom enfatizar que é das poucas áreas no Brasil que apresentam um razoável equilíbrio entre atividades teóricas e experimentais.

Pesquisadores Envolvidos:

Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez, Eduardo de Paula Abreu, George Chaves da Silva Valadares, Jorge Luis López Aguilar, Marcelo Castanheira da Silva

Óptica e Informação Quântica

A Óptica Quântica e Informação Quântica realizam pesquisa teórica e experimental com ênfase nos seguintes temas, em particular: medida quântica e não-localidade quântica, dinâmica do emaranhamento em sistemas abertos, detecção e caracterização de emaranhamento em sistemas de variáveis contínuas, implementação de algoritmos de computação quântica, realização de simulações quânticas, computação quântica em sistemas de estado sólido, metrologia quântica, controle quântico, limites quânticos à rapidez de processos físicos e suas aplicações e estudo do limite clássico de sistemas quânticos que são classicamente caóticos. Esses conceitos são estudados em vários sistemas físicos, tais como fótons de feixes gêmeos, eletrodinâmica quântica em cavidades e armadilhas de átomos e íons.

Antonio Romero da Costa Pinheiro, Miguel Justiniano Abanto Peralta