Você está aqui: Página Inicial > Menu > Disciplinas
conteúdo

Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Ecofisiologia Vegetal

Carga horária: 60 Horas

Créditos: 4

Ementa: o ambiente das plantas. O metabolismo do carbono; As trocas gasosas nas plantas; A economia do carbono na planta; A economia de carbono nas comunidades vegetais. Nutrição mineral das plantas. Relações hídricas. As influencias do ambiente sobre o crescimento e sobre o desenvolvimento. A planta sobre estresse.

Estatística Experimental

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Inferência estatística. Princípios básicos da experimentação. Delineamentos experimentais inteiramente casualizado, em blocos casualizados e em quadrado latino. Experimentos fatoriais, em parcelas subdivididas e em faixas. Análise de variância. Testes de comparação de médias. Contrastes ortogonais. Análise de regressão por polinômios ortogonais. Análise de covariância. Análise conjunta. Planejamento de experimentos.

Metodologia Científica

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Ciência e conhecimento científico. Método científico. Estrutura e formatação de trabalhos acadêmico-científicos. Redação científica. Projetos de dissertação e de tese. Dissertações e teses. Publicações científicas. Apresentações científicas.

Seminário I

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Os alunos devem participar de todo um ciclo de seminários. Os seminários serão apresentados pelos alunos da disciplina seminários II e III, professores ou técnicos convidados.

Seminário II

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Os alunos devem participar de todo um ciclo de seminários e apresentar seu projeto de dissertação ou tese, incluindo objetivos, revisão bibliográfica e metodologia, que ficará assim sujeito à apreciação crítica dos demais participantes. Além da apresentação do projeto, os alunos devem presenciar a apresentação dos resultados parciais de dissertações ou teses dos alunos de seminário III.

Seminário III

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Os alunos devem participar de todo um ciclo de seminários e apresentar os resultados parciais de sua dissertação ou tese, que ficará assim sujeito à apreciação crítica dos demais participantes. Além da apresentação dos resultados parciais da dissertação ou tese, os alunos matriculados em seminário III devem participar da apresentação dos projetos de dissertação ou tese dos alunos matriculados em seminário II.

Dissertação (MESTRADO)

Carga horária: 480

Créditos: 32

Qualificação (DOUTORADO)

Carga horária: 225

Créditos: 15

Tese (DOUTORADO)

Carga horária: 675

Créditos: 45

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

Agricultura irrigada

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Histórico da irrigação. Sistemas de irrigação pressurizados e cultivos. Legislação. Disponibilidade hídrica. Armazenamento, captação, condução e elevação de água para projetos de irrigação. Relações Solo Água Planta Atmosfera. Manejo da água em sistemas de irrigação. Projetos de irrigação pressurizados. Análise econômica, social e ambiental de projetos de irrigação. Planejamento de experimentos em irrigação.

Agroecologia

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Evolução dos sistemas agrícolas e os recursos naturais. Dimensão socioeconômica e ambiental da agricultura sustentável; manejo ecológico dos solos. Manejo de plantas espontâneas. Teoria da trofobiose. Alternativas de manejo de pragas e doenças. Manejo ecológico de culturas. Gestão e planejamento de estabelecimentos agrícolas familiares. Legislação para produção e comercialização de produtos orgânicos.

Análise de dados em melhoramento genético vegetal

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Ementa: Conceitos introdutórios em genética e estatística. Relação entre caracteres. Divergência genética. Seleção simultânea de caracteres. Recursos computacionais para o processamento e análise de dados experimentais.

Análise econômica em experimentação agrícola

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Construção de custos fixos e variáveis, receitas e análise econômica dos fatores de produção avaliados em experimentação em agronomia.

Biologia do Solo

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Fauna edáfica. Microrganismos do solo. Métodos de avaliação dos organismos do solo. Ecologia microbiana do solo. Fatores que interferem na quantidade, diversidade e atividade dos organismos do solo. Microbiologia da rizosfera. Decomposição de resíduos orgânicos. Fixação biológica do nitrogênio. Micorrizas.

Biometria em genética e melhoramento vegetal

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Conceitos e introdução, aspectos gerais sobre métodos de estimação em melhoramento vegetal, métodos de predição em melhoramento vegetal, softwares para análise de dados experimentais em genética e melhoramento vegetal, experimentação em melhoramento, estimação de parâmetros genéticos e componentes de variância, análise de grupos de experimentos e interação genótipos x ambientes e métodos de adaptabilidade e estabilidade.

Bioprospecção, conservação e uso de recursos genéticos

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Ementa: Bioprospecção: conceito e legislação. Conceitos básicos e terminologia em recursos genéticos. Coleta de germoplasma: prática, preparo de exsicata, herbários. Técnicas e equipamentos para coleta de germoplasma. Intercâmbio e quarentena. Conservação de recursos genéticos in situ, ex situ e in vitro. Banco Ativo de Germoplasma: introdução, caracterização, avaliação e documentação. Uso de recursos genéticos.

Colheita e Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Desenvolvimento do fruto. Respiração. Reguladores da maturação. Maturidade de colheita. Perdas pós-colheita. Fatores que interferem na qualidade (pré-colheita e da colheita). Desordens fisiológicas. Tecnologia pós-colheita (refrigeração, modificação atmosférica, radiação, tratamentos térmicos, tratamentos químicos, controle biológico, etileno). Embalagem, transporte e armazenagem. Controle de qualidade.

Cultivo de Plantas Medicinais, aromáticas e Condimentares

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Importância econômica e social das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Principais espécies exóticas e nativas de uso popular no Brasil. Conservação de recursos genéticos. Principais grupos e características químicas dos metabólitos secundários. Cultivo de plantas medicinais herbáceas e arbustivas. Coleta e extrativismo: manejo sustentável. Colheita e manejo pós-colheita, processamento e comercialização. Controle de qualidade.

Cultura de Tecidos Vegetais

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Introdução à cultura de tecidos vegetais. Micropropagação por organogênese e embriogênese somática. Cultivo de suspensão celular. Sementes sintéticas. Microenxertia. Conservação in vitro de germoplasma.

Estatística Não Paramétrica

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Diferenças entre estatística paramétrica e não paramétrica. Atribuição de ranks. Amostras com empates. Testes aplicáveis a uma amostra. Testes aplicáveis a duas amostras independentes. Testes aplicáveis a duas amostras dependentes. Testes aplicáveis a k amostras independentes. Testes aplicáveis a k amostras dependentes. Medidas de associação de variáveis.

Estudos Integrados para Análise de Fotossíntese

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Introdução ao estudo da célula vegetal. Estudo da estrutura do cloroplasto. Introdução aos estudos relacionados ao processo fotossintético. Visão holística da fotossíntese e processos relacionados. Estudo da Fase Fotoquímica e Mecanismos Fotoprotetores. Fluorescência da clorofila a. Regulação metabólica do ciclo de Calvin-Benson. Mecanismos de regulação entre a fotoquímica e o ciclo de Calvin-Benson. O paradigma da fotorrespiração. Uso de técnicas para a avaliação da fotossíntese. Homeostase redox e regulação da fotossíntese.

Fitopatologia

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Histórico e importância da Fitopatologia. Natureza e classificação das doenças de plantas. Agentes fitopatogênicos bióticos e abióticos. Sintomatologia de doenças de plantas. Diagnose e reconhecimento de doenças. Ciclo das relações patógeno e hospedeiro. Resistência. Epidemiologia. Principais grupos de doenças de plantas. Controle de doenças de plantas.

Fruticultura I (Frutas nativas)

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: considerações gerais e problemas especiais relativos ao cultivo e manejo das principais espécies frutíferas brasileiras com potencial econômico para a região (Açaí, Cupuaçu, Pupunha, Patauá, Anonáceas, Anacardiáceas, Mirtáceas, Jenipapo, Buriti, Oricurí, Jatobá).

Disciplina: Fruticultura Tropical

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Aspectos sócio-econômicos: panorama da fruticultura mundial, brasileira e acriana. Importância Alimentar. Botânica e Biologia da Planta. Clima e Solo (Ecofisiologia). Citologia, genética e melhoramento. Variedades. Propagação. Planejamento e Instalação do Pomar. Tratos Culturais. Irrigação. Pragas e seu Controle. Doenças e seu Controle. Colheita e Rendimento. Classificação e Embalagem. Industrialização. Comercialização. Custo de Produção das culturas do Abacaxi, Acerola, Banana, Citros, Mamão e Maracujá.

Genética Vegetal

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Introdução e importância da genética. Variabilidade genética e bancos de germoplasma. Bases citológicas da herança. Bases bioquímicas da herança. Mendelismo. Alelismo múltiplo. Ligação e permuta genética. Genética quantitativa. Genética de populações. Genética molecular. Citogenética. Biotecnologia. Herança materna e Fatores citoplasmáticos.

Genética de populações

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Introdução, conceitos e importância da genética de populações. Estrutura genética de populações. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Acasalamento ao acaso resumido. Equilíbrio em relação a alelos múltiplos e a genes ligados ao sexo. Verificação das condições de equilíbrio. Ligação e desequilíbrio de ligação. Acasalamentos. Endogamia. Fixação e oscilação na frequência gênica. Índice de fixação e fixação gênica.

Manejo de grandes culturas

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Diferentes aspectos e recentes avanços da pesquisa agronômica, relacionados com a tecnologia da produção das culturas anuais. Origem e distribuição geográfica. Classificação botânica e descrição da planta. Condições edafoclimáticas. Preparo do solo. Adubação e calagem. Plantio e semeadura (espaçamentos). Práticas culturais. Colheita, secagem e armazenamento das seguintes culturas: mandioca, arroz, milho, sorgo, feijão, soja, algodão e girassol. Culturas anuais e a agricultura familiar. Diversidade e importância econômica das principais culturas anuais na Amazônia Ocidental.

Manejo de plantas daninhas

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Plantas daninhas: biologia e ecologia, origem e evolução, espécies de importância econômica regional. Métodos de controle: tipos, integração, limitações e análise sócio-econômica e ambiental. Caracterização e recomendação de produtos fitossanitários. Relação entre o controle fitossanitário e a qualidade de alimentos. Tecnologia de aplicação.

Manejo integrado de pragas

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Ementa: Bases ecológicas do manejo integrado de pragas. Componentes do manejo integrado de pragas. Estratégias de manejo de pragas. Manejo da susceptibilidade de pragas aos métodos de controle.

Matéria orgânica do solo

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Ementa: Conceitos e constituintes da Matéria Orgânica do solo. Organismos do solo e substâncias húmicas. Mineralização e disponibilidade de nutrientes da Matéria Orgânica. Carbono orgânico do solo. Matéria orgânica e propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Fluxo de gases de efeito estufa, sequestro e mercado de carbono. Matéria Orgânica e qualidade ambiental.

Melhoramento Genético de Plantas

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Planejamento de um programa de melhoramento genético de plantas. Métodos de melhoramento de plantas alógamas. Métodos de melhoramento de plantas autógamas. Métodos de melhoramento de plantas propagadas assexuadamente. Aplicações de estatística e genética quantitativa no melhoramento vegetal/Estimação de componentes de variância e parâmetros genéticos. Melhoramento para associação de plantas.

Natureza e Propriedade dos Solos

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Constituintes orgânicos e inorgânicos do solo. Argilas silicatadas e óxidos. Os solos da formação Solimões. Matéria orgânica do solo. Química de superfície em sistemas coloidais, Solos ácidos da Amazônia e da Formação Solimões. Biologia do Solo. Ciclagem biogeoquímicos de nutrientes. Classificação de solos. Gênese de solos da Formação Solimões.

Natureza e Propriedade dos Solos Amazônicos

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Processos geológicos relacionados à formação dos solos na Amazônica. Estrutura das argilas silicatadas; organização mineralógica das argilas silicatadas; óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio e minerais amorfos. Eletroquímica: origem das cargas elétricas dos solos; capacidade de troca de cátions e capacidade de troca de ânions; ponto de carga zero dos solos; efeito da adsorção de cátions e ânions no ponto de carga zero. Acidez do solo. Toxicidade do alumínio em solos. Especiação química do alumínio. O alumínio como componente da acidez nos solos. Matéria orgânica do solo: origem e transformações da matéria orgânica do solo; composição da matéria orgânica do solo. Substâncias húmicas. Interações da matéria orgânica e acidez dos solos. Química de materiais orgânicos no solo. Dinâmica dos nutrientes NPK no sistema solo-planta.

Nutrição Mineral de Plantas

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Generalidades. Histórico. Macro e Micronutrientes. Critérios de essencialidade. Absorção iônica radicular. Transporte e Redistribuição. Absorção foliar. Funções dos macronutrientes: N, P, K, Ca, Mg e S. Funções dos micronutrientes. Interações. Deficiências minerais encontradas no Brasil. Elementos úteis. Elementos tóxicos. Cultivo de plantas em ambiente controlado. Avaliação do estado nutricional das plantas.

Nutrição de Plantas Aplicada

Carga horária: 30 horas

Créditos: 2

Ementa: Introdução ao estudo da nutrição mineral de plantas: generalidades; histórico; os elementos essenciais; critérios de essencialidade; Absorção de elementos pelas raízes, transporte e redistribuição: contato íon-raiz; mecanismos de absorção; cinética de absorção iônica; fatores que afetam a absorção radicular; transporte e redistribuição; Exigências nutricionais e funções dos nutrientes; exigências nutricionais; funções dos macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S); funções dos micronutrientes (B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Zn, Ni, Co); interações; deficiências minerais mais comuns no brasil; elementos úteis e tóxicos; Elementos úteis (na e si); elementos tóxicos (Al, Cd, Pb, Se, Br, Cr, I, f); avaliação do estado nutricional das plantas: diagnose visual; diagnose foliar; (métodos clássicos; método do nível crítico e da faixa de suficiência); testes de tecidos, testes bioquímicos e aplicações foliares; desenvolvimento de experimentos práticos e interpretações. sistema integrado de diagnose e recomendação.

Olericultura I - Produção de Hortaliças de folhas e frutos

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Serão objeto de estudo as principais olerícolas produtoras de folhas e frutos: alface, repolho, couve-manteiga, couve-brocolos, couve-flor, cebolinha, coentro, jambu, pimentão, pimenta, tomate, melancia, pepino, abóbora. Dando ênfase para origem, difusão geográfica, importância econômica; classificação botânica; fenologia, cultivares e melhoramento genético;propagação; ecofisiologia; instalação, condução; Sistemas de produção; colheita e comercialização de cada cultura.

Olericultura II – Hortaliças Tuberosas

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Serão objeto de estudo as principais olerícolas tuberosas: Raízes ( Cenoura, Batata-doce, Beterraba e Rabanete); Tubérculos ( Taro); Bulbos ( Alho, Cebola); Rizoma ( Inhame, Taioba). Dando ênfase para origem, difusão geográfica, importância econômica; classificação botânica; Fenologia, cultivares e melhoramento genético; propagação; ecofisiologia; instalação, condução; Sistemas de produção, colheita e comercialização de cada cultura.

Propagação de plantas frutíferas

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Aspectos gerais da propagação de plantas frutíferas (conceitos, tipos e importância da propagação das plantas). Infraestrutura para propagação de plantas. Insumos utilizados na propagação de plantas frutíferas. Formas e métodos de propagação de plantas. Propagação de algumas espécies frutíferas.

Sementes

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Importância da semente. Conceito de viabilidade de sementes. Teste para avaliar a viabilidade. Conceito de vigor em sementes. Determinação do teor de água. Teste para avalair o vigor. Teste padrão de germinação. Teste de envelhecimento acelerado. Teste de condutividade elétrica. Teste de deterioração controlada. Tetrazólio. Emergência de plântulas. Análise de imagens em sementes.

Sistemas agroflorestais

Carga horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Sistemas agroflorestais: conceito, importância, princípios básicos, objetivos, classificação, tipos de sistema, implantação e manejo. Espécies de interesse e práticas agroflorestais. Interações biofísicas entre componentes e com o solo. Pesquisas científicas em sistemas agroflorestais. Análise econômica de sistemas integrados. Integração em sistemas agroflorestais nas propriedades.

Toxicologia de inseticidas

Carga horária: 45 horas

Créditos: 3

Ementa: Princípios de toxicologia; avaliação toxicológica; veiculação de agrotóxicos; inseticidas no indivíduo (toxicocinética e toxicodinâmica); exposição a agentes químicos; monitoramento ambiental e biológico; movimento e transformação de inseticidas; limitações do uso de agrotóxicos; legislação do uso de inseticidas e estudo de casos.

Tópicos especiais

Carga horária: 15 horas

Créditos: 1

Ementa: Ementa variável para atender possibilidades de incluir temas relevantes para a pesquisa em determinados períodos ou aproveitar a presença de professores visitantes ou especialistas de elevado gabarito em visita ao Estado do Acre.