Produções Didáticas
por Ufac
—
publicado
02/06/2020 11h40,
última modificação
27/08/2024 11h42
O gênero discursivo tirinha:
diálogos da Mafalda na/para Educação de Jovens e Adultos (2024)
(Raika Ferreira Moreira)
____________________________________________________________________________________
Estratégias de leitura do texto multimodal charge junto a alunos com transtorno do espectro autista no 9º ano do Ensino Fundamental (2024)
(Priscila de Araújo Holanda)
____________________________________________________________________________________
Leitura de narrativas míticas da Amazônia brasileira para fins do letramento literário: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental (2024)
(Erasmo Marinho Lessa)
____________________________________________________________________________________
Letramento literário:
uma proposta de leitura de contos africanos como prática de retextualização para o 9º ano do ensino fundamental (2024)
(Neerolda da Costa Bicharra)
____________________________________________________________________________________
Projeto de letramento:
Vivências de uma comunidade ribeirinha (2024)
(Yara Suelen Dantas da Silva)
____________________________________________________________________________________
O uso dos advérbios de lugar e modo em artigos de opinião: uma proposta de aplicação didático-pedagógica (2024)
(Cleiton Dalbem de Souza)
___________________________________________________________________________
Crônicas de estudantes do 9º ano “1” do Ensino Fundamental II (2023)
(Elissângela Moura da Silva)
___________________________________________________________________________
Um itinerário didático para "A última pergunta" (Isaac Asimov) - Estratégias de leitura para o gênero conto de ficção científica (2023)
(Anderson Barboza da Silva)
_____________________________________________________________________________
O ensino e as orações relativas: uma proposta de aplicação didático-pedagógica funcionalista para o 9º. Ano do Ensino Fundamental (2023)
(Suiane de Freitas Lima de Araújo)
_____________________________________________________________________________________
Estudo do texto multiletrado em sala de aula: a polissemia como compreensão da quebra de expectativa em tirinhas (2023)
(Nayanne Braga do Nascimento Oliveira)
_____________________________________________________________________________________
Uma proposta de leitura literária para o 9º ano do Ensino Fundamental a partir da obra de Lucy Maud Montgomery (2023)
(Keyla Marcelle Gatinho Silva)
_____________________________________________________________________________________
A Literatura do poder e o poder da Literatura: o conto em uma proposta de leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental (2023)
(Marli Gadelha Mendes)
_____________________________________________________________________________________
O estudo do gênero textual anúncio: uma proposta de ensino para o 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da ferramenta digital Canva (2023)
(Jarner Acosta Oliveira)
_____________________________________________________________________________________
O meme na aula de língua portuguesa (2023)
(Lucas Fernando Gonçalves Souza)
Caderno de atividades
_____________________________________________________________________________________
Proposta de leitura oralizada expressiva para o ensino fundamental: a leitura mediada pelos gêneros tirinha e cordel com ênfase nos elementos da expressividade e entonação (2021)
(Mirian Teles da Costa)
_____________________________________________________________________________________
Da realeza velada ao autodescobrimento: uma proposta de leitura proficiente a partir da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (2021)
(Fabíola Tarcila Baquer de Barros)
_____________________________________________________________________________________
Do documentário à resenha crítica: proposta de leitura e produção de textos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (2021)
(Camila da Silva Martins)
_____________________________________________________________________________________
O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do Projeto de Letramento: leitura e escrita de texto multimodal/multissemiótico no nono ano do Ensino Fundamental (2021)
(Christia Monteiro da Rocha)
Leitura e produção de textos multimodais/multissemióticos: uma proposta de letramento
_____________________________________________________________________________________
Cordelizar o Bem-amado: jogo e humor - uma proposta literária a distância, sem distância (2020)
(Letícia Lopes de Almeida)
Guia Metodológico (uma proposta on-line)
________________________________________________________________________________________________________________________
Língua e cultura: o vocabulário do Seringueiro em sala de aula (2020)
(Airton de Mesquita Silva)
Sequência de atividades para o estudo do léxico do seringueiro no Ensino Fundamental II
_____________________________________________________________________________________
Diálogos entre Literatura e Cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literários (2019)
(Valdinéia da Luz Meira Machado)
Adaptação do Conto A Cartomante, de Machado de Assis.
_____________________________________________________________________________________
Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental (2019)
(Michelly Moura dos Santos)
_____________________________________________________________________________________
Leitura Literária e Poesia: entre a imagem e o sentido (2019)
(Neiva Lopes da Silva)
_____________________________________________________________________________________
Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental (2019)
(Emanuely Monteiro Celestino)
Vídeo com a tradução em Libras da história Curupira Surdo
_____________________________________________________________________________________
Produção de contos em ambientes de escrita colaborativa na web: uma proposta didática para o ensino digital de língua portuguesa (2017)
(Alan Henrique Oliveira de Almeida)
Caderno de Orientações Didáticas