Você está aqui: Página Inicial > Menu > Produções Didáticas
conteúdo

Produções Didáticas

por Ufac publicado 02/06/2020 11h40, última modificação 27/08/2024 11h42

O gênero discursivo tirinha:

diálogos da Mafalda na/para Educação de Jovens e Adultos (2024)

(Raika Ferreira Moreira)

____________________________________________________________________________________

Estratégias de leitura do texto multimodal charge junto a alunos com transtorno do espectro autista no 9º ano do Ensino Fundamental (2024)

(Priscila de Araújo Holanda)

 

____________________________________________________________________________________

Leitura de narrativas míticas da Amazônia brasileira para fins do letramento literário: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental (2024)

(Erasmo Marinho Lessa)

____________________________________________________________________________________

 

Letramento literário:

uma proposta de leitura de contos africanos como prática de retextualização para o 9º ano do ensino fundamental (2024)

(Neerolda da Costa Bicharra)

____________________________________________________________________________________

Projeto de letramento:

Vivências de uma comunidade ribeirinha (2024)

(Yara Suelen Dantas da Silva)

____________________________________________________________________________________

O uso dos advérbios de lugar e modo em artigos de opinião: uma proposta de aplicação didático-pedagógica (2024)

(Cleiton Dalbem de Souza)

 

___________________________________________________________________________

Crônicas de estudantes do 9º ano “1” do Ensino Fundamental II (2023)

(Elissângela Moura da Silva)

 

___________________________________________________________________________

Um itinerário didático para "A última pergunta" (Isaac Asimov) - Estratégias de leitura para o gênero conto de ficção científica (2023)

(Anderson Barboza da Silva)

 

_____________________________________________________________________________

O ensino e as orações relativas: uma proposta de aplicação didático-pedagógica funcionalista para o 9º. Ano do Ensino Fundamental (2023)

(Suiane de Freitas Lima de Araújo)

_____________________________________________________________________________________

Estudo do texto multiletrado em sala de aula: a polissemia como compreensão da quebra de expectativa em tirinhas (2023)

(Nayanne Braga do Nascimento Oliveira)

_____________________________________________________________________________________

Uma proposta de leitura literária para o 9º ano do Ensino Fundamental a partir da obra de Lucy Maud Montgomery (2023)

(Keyla Marcelle Gatinho Silva)

_____________________________________________________________________________________

A Literatura do poder e o poder da Literatura: o conto em uma proposta de leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental (2023)

(Marli Gadelha Mendes)

_____________________________________________________________________________________

O estudo do gênero textual anúncio: uma proposta de ensino para o 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da ferramenta digital Canva (2023)

(Jarner Acosta Oliveira)

_____________________________________________________________________________________

O meme na aula de língua portuguesa  (2023)

(Lucas Fernando Gonçalves Souza)

Caderno de atividades

_____________________________________________________________________________________

Proposta de leitura oralizada expressiva para o ensino fundamental: a leitura mediada pelos gêneros tirinha e cordel com ênfase nos elementos da expressividade e entonação (2021)

(Mirian Teles da Costa)

Caderno de Atividades

 

_____________________________________________________________________________________

Da realeza velada ao autodescobrimento: uma proposta de leitura proficiente a partir da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (2021)

(Fabíola Tarcila Baquer de Barros)

Caderno de Atividades

  

_____________________________________________________________________________________

Do documentário à resenha crítica: proposta de leitura e produção de textos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (2021)

(Camila da Silva Martins)

Caderno de Atividades

_____________________________________________________________________________________

O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do Projeto de Letramento: leitura e escrita de texto multimodal/multissemiótico no nono ano do Ensino Fundamental (2021) 

(Christia Monteiro da Rocha) 

Leitura e produção de textos multimodais/multissemióticos: uma proposta de letramento

_____________________________________________________________________________________

Cordelizar o Bem-amado: jogo e humor - uma proposta literária a distância, sem distância (2020)

(Letícia Lopes de Almeida)

Guia Metodológico (uma proposta on-line)

 

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Língua e cultura: o vocabulário do Seringueiro em sala de aula (2020)

(Airton de Mesquita Silva)

Sequência de atividades para o estudo do léxico do seringueiro no Ensino Fundamental II

_____________________________________________________________________________________

Diálogos entre Literatura e Cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literários (2019)

(Valdinéia da Luz Meira Machado)

Adaptação do Conto A Cartomante, de Machado de Assis. 

_____________________________________________________________________________________

Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental (2019)

(Michelly Moura dos Santos)

Sequência de Atividades

_____________________________________________________________________________________

Leitura Literária e Poesia: entre a imagem e o sentido (2019)

(Neiva Lopes da Silva) 

Guia Metodológico

_____________________________________________________________________________________

Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental (2019)

(Emanuely Monteiro Celestino) 

Vídeo com a tradução em Libras da história Curupira Surdo

_____________________________________________________________________________________

Produção de contos em ambientes de escrita colaborativa na web: uma proposta didática para o ensino digital de língua portuguesa (2017)

(Alan Henrique Oliveira de Almeida)

Caderno de Orientações Didáticas