Você está aqui: Página Inicial > Letras/Inglês > Discentes > Cursos On-Line
conteúdo

Cursos On-Line

por gustavo publicado 24/05/2023 14h00, última modificação 24/05/2023 14h00

 

 

Francisco Quaresma (UFG) convida os professores a interagir com a teoria sociocultural e a observar os seus construtos ilustrados em eventos de interação em sala de aula ou em interações mediadas por computador. O objetivo é conscientizar os professores de que eles não são os responsáveis pela aprendizagem, mas sim aqueles que a favorecem e medeiam. É por isso que o aluno não pode ser visto como recipiente da aprendizagem, mas como participante ativo e interativo de todo o processo.


Minicurso – AULA DE INGLÊS – do planejamento a avaliação com Luciano Amaral Oliveira (UFBA) A formação de professores de inglês é um processo complexo. Exige do indivíduo uma gama variada de conhecimentos. Se esse indivíduo for brasileiro, as coisas ficam ainda mais complicadas no contexto atual, em que alguns cursos de letras no Brasil ainda não fazem um trabalho eficiente na formação de professores. É com o objetivo de ajudar a preencher essa lacuna na formação dos licenciados em inglês e também de suprir a falta de materiais que abordem teoria e prática e auxiliem o professor a cumprir com o objetivo de ensinar com qualidade seus alunos que propomos este minicurso.


O objetivo desses nossos encontros será identificar práticas singulares de letramentos a partir de uma abordagem enunciativo-discursiva. Assim veremos como são construídos, nas interações verbais, posicionamentos acerca dos modos como os sujeitos percebem a si mesmos como sujeitos letrados para suas práticas cotidianas e de ativismo. Nesse trajeto, compreenderemos as diversidades que informam o desenvolvimento de práticas sociais de usos da linguagem escrita e oral, em contextos sociais e culturais escolares e não escolares, e os possíveis efeitos desses engajamentos na configuração dos sujeitos como agentes comunitários de letramento. Só assim poderemos falar de letramentos de reexistência, uma vez que as práticas e os eventos de letramento dos ativistas engajados no movimento “hip-hop”, e outros, derivam de suas identidades em movimento.


Nesse minicurso Eliane Lousa e Lília Santos Abreu-Tardelli trarão uma orientação pedagógica básica e elementos para iniciar sua produção textual em conformidade com rigores da vida universitária, construindo acessibilidade para estudos que exigem maiores competências, a qual nossa formação deixa uma lacuna de difícil transposição. Um minicurso perfeito para quem não sabe como se introduzir nos rigores da escrita/leitura universitária.

 

Para acompanhar os próximos vídeos, se inscrevam no canal da Parábola Editorial