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PIBID

por gustavo publicado 24/05/2023 14h04, última modificação 24/05/2023 14h04

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

COMO FUNCIONA?

As IES interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados.

Os projetos institucionais podem contemplar diversos núcleos de iniciação à docência composto de 24 a 30 discentes, 3 professores da escola e 1 professor da instituição de educação superior. Os núcleos agrupam-se por subprojetos definidos segundo o componente curricular da educação básica para o quais são formados os discentes.

Podem se candidatar IES públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos que ofereçam cursos de licenciatura e que atendam aos requisitos dos editais de seleção.

As instituições selecionadas pela Capes recebem cotas de bolsas. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

As escolas são escolhidas pelas redes de ensino.

MODALIDADES DE BOLSA

A Capes concede quadro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

  1. Iniciação à docência – para discentes de licenciatura dos cursos abrangidos pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
  2. Professor supervisor – para professores de escolas públicas de educação básica que acompanham, no mínimo, oito e, no máximo, dez discentes. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
  3. Coordenador de área – para docentes da licenciatura que coordenam os subprojetos. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  4. Coordenação institucional – para o docente da licenciatura que coordena o projeto institucional de iniciação à docência na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

Fonte: CAPES

Coordenadora da Área de Língua Inglesa

Profa. Dra. Queila Barborsa Lopes

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (1999) e mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Unesp – Campus de São José do Rio Preto – SP (2019) Atualmente é professora de Língua Inglesa, lotada no CELA – Centro de Educação Letras e Artes – da UFAC, trabalhando no curso de Licenciatura em Língua Inglesa. Atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UFAC de 30 de julho de 2012 à 30 de julho de 2013 e como Coordenadora Geral do Programa Inglês sem Fronteiras na UFAC de 30 de Julho de 2013 a Janeiro de 2015. Participa do Grupo de Pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (UFAC). Interessada em pesquisas voltadas para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa utilizando as tecnologias de informação e comunicação e a repercussão destas na formação dos professores.