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Estágio

por gustavo publicado 24/05/2023 13h58, última modificação 24/05/2023 13h58

Estágio Obrigatório

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

FUNDAMENTOS LEGAIS

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no Curso de Letras – Inglês  disciplina-se pela Lei nº 9.394/96 e 11.788/08, pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/15, pelos artigos 365 a 370 do Regimento Geral do Ufac e pela Resolução CEPEX nº 019, de maio de 2017.

  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

Alinhada a uma perspectiva sociointeracional do ensino-aprendizagem, a concepção de estágio defendida por este PPC é aquela que compreende o estágio como uma “atividade teórica instrumentalizadora da práxis”, como bem definem Selma Pimenta e Maria Lima[1]. Assim, diferentemente da visão que compreende o estágio como a parte “prática” do curso, ou que define o estágio como sendo “muito teórico”, a visão de estágio no âmbito do Curso de Letras – Inglês  parte do princípio da indissociabilidade entre teoria e prática, tratando os dois elementos como coexistentes e não dicotômicos.

Assim, denota-se, portanto, uma visão de docência e uma visão de docente, que não seja vinculada a uma perspectiva tecnicista e/ou instrumental do conhecimento, por entender, como afirmam Evandro Ghedin et al, que

[a] concepção de professor como técnico, baseada na racionalidade do trabalho docente, desprofissionaliza-o e o torna joguete nas mãos da hierarquia escolar, minando as possibilidades de um maior envolvimento com o trabalho escolar e com a educação dos estudantes, uma vez que estes não são formados em um movimento que os direcionem para a autonomia, mas para servir aos interesses de uma classe hegemônica e que insiste em transformar o professor em um técnico a serviço das leis do mercado. [2]

                        Afasta-se desse projeto pedagógico, portanto, o olhar que reduz o fazer pedagógico à aplicação de metodologias, ou de técnicas milagrosas de ensino. O professor constrói e transforma sua prática a partir da ação-reflexão-ação. O ato pedagógico é, nesse sentido, central para o desenvolvimento da pesquisa e da reflexão sobre o fazer docente. Os saberes escolares e as ações cotidianas que envolvem o contexto escolar relacionam-se dialogicamente com os fundamentos e conceitos já existentes da literatura que envolve a formação de professores. Assim, os saberes da prática transformam-se em novas teorias e vice e versa. 

                        Para efeitos didáticos, as turmas de Estágio Supervisionado deverão ser formadas por, no máximo, 25 (vinte e cinco) alunos, divididos entre dois docentes que assumirão cada um a carga horária total da(s) disciplina(s). As atividades relativas à execução de ações do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório são normatizadas por regimento próprio anexo a este PPC.

  • AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

O processo avaliativo do componente estágio supervisionado, deve atentar aos dispositivos constantes no Regimento Geral da Ufac, artigos 303 a 322, além de diversificar os instrumentos de coleta de dados para avaliação, à exemplo de diários reflexivos, portifólios, projetos de pesquisa-ação, intervenção pedagógica, produção de material didático e/ou sequência didáticas, autoavaliação, memorial, estudo dirigido, fichamentos, debate, seminário, testes escritos, frequência, etc. A avaliação por parte do supervisor ou preceptor de estágio também deve ser considerada, desde que prevista e acompanhada de forma sistemática. O relatório final de estágio consistirá em parte fundamental e imprescindível do processo avaliativo dos estagiários, mas não será o único instrumento de coleta de dados para avaliação.


[1] PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

[2] GHEDIN, Evandro, OLIVEIRA, Elisangela S. de, ALMEIDA, Whasgthon A. de. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

 

Estágio Não Obrigatório

O Estágio Curricular Supervisionado não Obrigatório tem sua fundamentação nos artigos 367, 369, 370 do Regimento Geral da Ufac, sendo definido como aquele “realizado voluntariamente pelo estudante para enriquecer a sua formação acadêmica e profissional, não podendo ter sua carga horária contabilizada para a integralização curricular”.

No âmbito do Curso de Letras – Inglês, o Estágio Curricular Supervisionado não Obrigatório é previsto e regulamentado por meio de regimento próprio.