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Projeto Pedagógico Curricular

por gustavo publicado 18/05/2023 12h54, última modificação 18/05/2023 12h56
  1. APRESENTAÇÃO

 “I know who I was this morning, but I’ve changed a few times since then.”

―  Alice to the Caterpillar. Lewis Carroll, Alice’s Adventures in Wonderland

A formação de professores no âmbito dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Acre coincide com a sua criação no ano de 1970, à época, ainda Centro Universitário. O Curso de Letras – Inglês passou a existir como licenciatura única em 1987, com sua aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufac. Desde então, tem contribuído com a formação de docentes para atuar no componente de Língua Inglesa na Educação Básica, em nível de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

No entanto, apenas agora o Curso de Letras – Inglês constituirá um Projeto Pedagógico Curricular – PPC único, com objetivos e finalidades que se voltem para a formação de professores de Língua Inglesa nas escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino. Até então, o PPC do Curso de Letras – Inglês, assim como os demais cursos de línguas estrangeiras da Ufac, compartilhava a mesma matriz pedagógica, por vezes, inadequada aos contextos de atuação profissional de seus egressos.

Assim, com vistas a atualizar e ampliar questões não contempladas ou apenas esboçadas no projeto anterior, o Projeto Pedagógico Curricular do Curso – PPC de Letras – Inglês, ora apresentado, reúne as expectativas de professoras e professores em atender às novas demandas que surgem com as mudanças sociais e políticas de nosso tempo presente.

A última reformulação do PPC, datada do ano de 2008, buscou atender especialmente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que tange à formação pedagógica dos cursos de licenciatura, com o estabelecimento de 400 horas de prática pedagógica e de 400 horas de estágio supervisionado, dando um contorno mais definido ao perfil dos egressos de cursos de formação de professores.

Com a atualização das Diretrizes, manifesta na Resolução CNE-CP nº 2, de 1º de julho de 2015, novas demandas carecem de atenção e reflexão, mantendo em constante movimento o currículo e as ideias, ao invés de fixá-los como fruto de um conhecimento universal e absoluto.

Com esta proposta, encerramos um ciclo e iniciamos outro, todavia conscientes, assim como Alice, ao responder Caterpillar, que se compreende em mudança desde a primeira hora da manhã, de que os currículos passam a mudar logo após sua criação, o que torna sua produção histórica e inseparável do contexto em que são produzidos.