Grade Curricular
Disciplina | Ementa |
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ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
Essa disciplina tem como meta trabalhar as relações entre Estado, políticas públicas, sociedade e educação, com ênfase nos seguintes conteúdos: concepções de Estado, Nação e Educação; A constituição dos sistemas de ensino; Educação e políticas públicas; Política educacional, organização e desenvolvimento do sistema de ensino. Educação e regulação social. |
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES, SABERES E PRÁTICAS; Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
Essa disciplina analisa as relações entre os processos de formação da docência, concepções e lócus de sua realização na perspectiva da profissionalização. Aborda ainda a natureza do trabalho com o ensino e os saberes inerentes ao oficio de ensinar. |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES DE TEORIA E MÉTODO Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
A disciplina buscara mostrar a relação e o desenvolvimento entre abordagens teóricas e opções metodológicas, incluindo os seguintes conteúdos temáticos: evolução da pesquisa em educação. Diferentes abordagens teóricas metodológica da pesquisa em educação. Os diferentes tipos da pesquisa educacional. Etapas da pesquisa: da formulação do problema, á analise dos dados. Procedimento de coleta e analise de dados. |
HISTORIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZONIA Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 Ementa: |
A disciplina objetiva desenvolver estudos cujas temáticas incidam sobre as relações entre história, memória e cultura na Amazônia. Analisa também os diferentes processos educativos desenvolvidos na região amazônica com ênfase na institucionalização da escola graduada na região a partir do século XIX, bem como as ações educacionais das populações indígenas, seringueiras e ribeirinhas. |
Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
Esta disciplina apresenta uma abordagem geral da história da educação brasileira, em consonância com os contextos políticos, econômicos, sociais e culturais que conformam processos de constituição e reorganização dos sistemas e políticas públicas educacionais. |
SEMINÁRIO DE PESQUISA Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:45 Créditos:3 |
O seminário visa dar oportunidade ao aluno de Pós-Graduação para apresentação e aprofundamento de aspectos teóricos metodológicos do seu trabalho de pesquisa. A disciplina busca fortalecer relações de solidariedade acadêmica entre professores e alunos, visando um diálogo construtivo de problemas de investigação, referenciais e metodológicas. Pretende ainda propiciar um ambiente de colaboração e apoio para desenvolvimento das pesquisas individuais. |
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:15 Créditos:1 |
O Seminário Interdisciplinar corresponde a apresentação de trabalho ou comunicação científica. |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
Centra-se no estudo das relações entre trabalho, educação, notadamente, da educação escolar na Ordem social burguesa. Analisa as principais teorias pedagógicas e suas expressões na configuração da educação escolar, com destaque para as dimensões da organização e gestão escolar, da formação e o desenvolvimento profissional docente, os níveis de planejamento educacional, a organização curricular e pedagógica, os processos de ensinar e aprender, a organização dos tempos e espaços escolares e avaliação escolar. |
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
Disciplina de oferta não regular e com conteúdo variável não abordado nas disciplinas regularmente ofertadas. |
POLITICAS DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
As novas configurações do estado brasileiro e reformas educacionais. Educação e política educacional. Os sistemas de ensino e as políticas de financiamento. Planos e programas de financiamento dos sistemas municipais de educação; política de descentralização e municipalização do ensino. As organizações escolares, processos de gestão, financiamento e autonomia das unidades de ensino. |
POLITICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Nível:Mestrado Acadêmico Obrigatória:Sim Área(s) de Concentração: EDUCAÇAO Carga Horária:60 Créditos:4 |
Essa disciplina tem como objetivo investigar o estado do conhecimento das recentes políticas de formação de professores no Brasil, suas implicações na formação profissional e suas relações com a organização do trabalho no mundo contemporâneo, identificando e analisando os programas que orientam o cenário das políticas de formação de professores no âmbito global e local. Dessa forma, tem como intenção buscar compreender e repensar os fundamentos teórico-metodológicos que envolve a formação inicial, em serviço e continuada de professores visando poder interferir nas respectivas políticas e práticas. |