Autoavaliação
Relatório de Autoavaliação (clique aqui)
Com o objetivo de fortalecer o PPGE/Ufac, foi construída a Autoavaliação do Programa. Na construção do processo de desenvolvimento de políticas e ações de autoavaliação dessas ações, procuramos observar a continuidade, a consistência e a coerência. O processo foi gerido pela comunidade acadêmica, composta por docentes, mestrandos, egressos e técnicos administrativos do programa e encontra-se atrelada/articulada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFAC 2020-2024) da Universidade Federal do Acre e à sua Comissão Própria de Avaliação – CPA/Ufac. Também procuramos articular com o Planejamento e Gestão Estratégica Ufac 2024-2033, que estabeleceu 18 objetivos estratégicos e 30 indicadores com as respectivas metas a serem alcançadas, em consonância com as metas direcionadas à pesquisa. Consideramos que, por meio da avaliação interna, é possível identificar pontos fracos e fortes, fragilidades e potencialidades, possibilitando o estabelecimento de estratégias para superação das limitações, a fim de assegurar a qualidade da Educação e fortalecer o programa em torno de sua missão e de seus objetivos.
No processo de autoavaliação do PPGE/Ufac, temos buscado observar questões que envolvem:
• Processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual;
• Desenvolvimento de políticas e ações de autoavaliação observando: a) a continuidade; b) a consistência; c) a coerência; d) a articulação com as diretrizes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e/ou Pró-Reitoria ou equivalente;
• Política sistemática de acompanhamento das metas do PPGE ao final do quadriênio, destacadamente da formação e produção intelectual dos discentes;
• Avaliação docente: política sistemática de credenciamento, acompanhamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes;
• Política sistemática de escuta dos alunos e egressos sobre o processo formativo;
• Grau de comunicação entre docentes e coordenação do PPGE, na forma de canal de comunicação efetivamente utilizado para a indicação de críticas e sugestões para o Programa;
• Incentivo à presença de membros externos nos processos de autoavaliação.
A autoavaliação do PPGE/UFAC vem sendo realizada com base na ideia de que tal processo constitui um instrumento privilegiado para a identificação dos fatores que interferem positiva e negativamente em sua qualidade, pois oferece subsídios bastante claros para a reformulação das ações pedagógicas e administrativas, bem como das políticas institucionais desenvolvidas.
Ressaltamos que o processo de autoavaliação do PPGE/Ufac é contínuo, temos procurado levar em consideração, em nossas ações, políticas que possam ter continuidade em curto, médio e longo prazo, que sejam ações consistentes, coerentes com os objetivos e o perfil do programa; que possam ser articuladas com as ações que a instituição realiza por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela Comissão Própria de Avaliação - CPA. Nesse processo, temos procurado adotar uma política de acompanhamento das metas do PPGE ao final do próximo quadriênio (2025-2028), destacadamente da formação e produção intelectual dos discentes, como pode revelar nosso Planejamento Estratégico.
Tem sido nossa preocupação a questão da avaliação docente; para tanto, foi instituída, no âmbito do PPGE, uma política sistemática de credenciamento, acompanhamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes. A explicitação de tal processo encontra-se em outro espaço nesta proposta. Também estabelecemos uma política sistemática de escuta aos alunos e egressos sobre o processo formativo que vem se dando por meio de enquetes que realizamos a cada ano.
O grau de comunicação entre docentes e a coordenação do PPGE é bastante eficaz, ocorrendo por meio de e-mails, telefone, grupo no WhatsApp, reuniões individuais, reuniões coletivas, reuniões do Colegiado, entre outros. Isso tem permitido uma comunicação efetiva, sendo bastante salutar para o crescimento do programa a participação de todos com a indicação de críticas e sugestões para melhoria do PPGE. Por fim, ressaltamos que temos incentivado a presença de membros externos nos processos de autoavaliação, a exemplo de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professores de outras Ifes, comunidade externa.
Com isso, concluímos esta seção, destacando que nossa política e ações de autoavaliação observou a totalidade dos quatros elementos do indicador, pois o detalhamento realizado demonstra a consistência do processo, a coerência que o programa imprime em seu processo avaliativo, evidencia que todo o planejamento está articulado com as diretrizes da CPA da IES. Há, claramente, a definição de metas sistematizadas para o quadriênio, com formas definidas de acompanhamento, com foco, na produção intelectual discente e dos docentes, considerando a temporalidade, escolha de critérios e transparência na execução da política sistemática e da avaliação docente.
O relatório, em sua íntegra, com todas as respostas aos quesitos que aqui resumidamente foram apresentados, constam no Relatório de Autoavaliação do PPGE, que compõe o anexo.