Estrutura Curricular - Mestrado
O desenho do Projeto Pedagógico Curricular do PPGE/Ufac procura articular sua área de concentração, que é a Educação, com as suas duas linhas de pesquisa, vislumbradas por meio de sua estrutura curricular e das disciplinas, procurando manter-se em consonância com as exigências das condições da contemporaneidade e dos avanços acadêmicos mais recentes. Assim, é solicitado ao seu corpo docente que, todos os anos, procurem atualizar as ementas e bibliografias das disciplinas ofertadas, de modo a atender a essa necessidade.
De acordo com o Regimento interno do Mestrado Acadêmico em Educação e de seu PPC (Projeto Pedagógico Curricular), o curso deve ser concluído em, no máximo, 24 meses, contemplando 04 semestres letivos, totalizando 24 créditos obrigatórios (Estrutura curricular atualizada em 2024.)
A obtenção e outorga do título de “Mestre em Educação” envolve:
- Aprovação em exame de Proficiência em Língua Estrangeira Inglês, Francês ou Espanhol, ou ainda, Português para mestrandos indígenas, estrangeiros ou pessoa surdas;
- Conclusão dos créditos obrigatórios exigidos dentro do prazo máximo de 24 meses, a contar da data de início das atividades letivas do Mestrado em Educação;
- Aprovação da dissertação de mestrado por Banca Examinadora, composta por membros de PPGs, internos e externos à instituição;
- Entrega da versão final da dissertação, corrigida e depositada até 60 dias após a defesa;
- Publicação de produção acadêmica (artigo em periódico qualificado, livro autoral ou capítulo de livro, em coautoria com o orientador, que se constitui em crédito obrigatório e pré-requisito para poder qualificar).
A estrutura curricular do curso:
- Número de créditos a serem integralizados: 24 créditos;
- Número de créditos em disciplinas comuns obrigatórios: 16 créditos;
- Número de créditos em disciplina obrigatória por linha: 04 créditos;
- Número mínimo de créditos em disciplina eletiva: 04 créditos;
Para consultar as ementas clique aqui
Disciplinas Comuns Obrigatórias:
COMPONENTE |
CH |
CRÉDITOS |
Educação Brasileira |
60 h |
4 |
Pesquisa em Educação |
45 h |
3 |
Produção Acadêmica |
15h |
1 |
Seminário de Orientação I |
30h |
2 |
Seminário de Orientação II |
30h |
2 |
Seminário de Orientação III |
30h |
2 |
Seminário de Orientação IV |
30h |
2 |
Total |
240h |
16 |
Disciplina Obrigatória - Linha 1
COMPONENTE |
CH |
CRÉDITOS |
Estado, Educação e Políticas Educacionais |
60 h |
4 |
Total |
60h |
4 |
Disciplina Obrigatória - Linha 2
COMPONENTE |
CH |
CRÉDITOS |
Formação e Trabalho Docente: representações, saberes e práticas |
60 h |
4 |
Total |
60h |
4 |
Disciplinas Eletivas Comuns
COMPONENTE |
CH |
CRÉDITOS |
Tópicos Especiais em Educação |
60 h |
4 |
Políticas de Financiamento da Educação Básica |
60 h |
4 |
Políticas de Currículo e Gestão da Educação |
60 h |
4 |
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola |
60 h |
4 |
Infâncias e juventudes: suas histórias e políticas |
60 h |
4 |
Educação e Linguagens |
60 h |
4 |
Políticas de Inclusão, diversidade e ações afirmativas |
60 h |
4 |
Metodologias, processos de pesquisa e escrita acadêmica |
60 h |
4 |
O desenvolvimento curricular do Mestrado em Educação da Ufac, coerente com os objetivos das linhas de pesquisa, permite ao pós-graduando a inserção no processo de produção do conhecimento, de modo orgânico, integralização de créditos, participação em seminários de projetos de pesquisa e elaboração de dissertação articulada com a problemática da realidade educacional, com ênfase nas questões locais e regionais.
A oferta dos componentes curriculares que integram a proposta do Mestrado em Educação da Ufac está organizada em disciplinas comuns, disciplinas obrigatórias de linha e disciplinas eletivas.
O núcleo comum tem como finalidade: atender aos interesses das duas linhas de pesquisa e visa dar aos estudantes um referencial teórico, o qual permita:
- Analisar, sob novos prismas, questões de educação contemporânea;
- Introduzir o aluno no campo da pesquisa educacional, oferecendo conhecimentos que lhe possibilitem estabelecer relações entre paradigmas teóricos e as diferentes abordagens em pesquisa;
- Fornecer-lhe instrumentos para construção das definições metodológicas de seu projeto de pesquisa;
- Oferecer-lhe um espaço de socialização de seus trabalhos e debates sobre a condução de sua pesquisa, de forma a construir a integração necessária entre os fundamentos teóricos e metodológicos dos objetos de estudo;
- Proporcionar-lhe o oferecimento de disciplinas obrigatórias das linhas de pesquisa que se voltam para o aprofundamento teórico-metodológico necessário para demarcar o espaço de investigação, de modo a permitir a apropriação de instrumental teórico-metodológico específico de seu objeto de estudo.
As disciplinas eletivas serão escolhidas pelos mestrandos de acordo com as respectivas linhas de pesquisa, as quais se vinculam a seus projetos, havendo a obrigatoriedade de, no mínimo, 04 créditos correspondentes a uma disciplina, por semestre.
Além das disciplinas curriculares, o pós-graduando deverá cursar a disciplina Produção Acadêmica, que é a obtenção do crédito correspondente à apresentação de uma publicação qualificada, livro autoral ou capítulo de livro, até a qualificação da dissertação, 18 meses do curso. Essa situação, além de ser uma experiência inovadora, é de grande relevância por proporcionar ações integradoras dos nossos mestrandos com discentes de outros programas da própria Ufac, professores, grupos de pesquisa de outras instituições de ensino que atuam na pós-graduação em âmbito nacional e regional.