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Estrutura Curricular - Mestrado

 Disciplinas e ementas – atividades comuns obrigatórias

 

Educação Brasileira  

A constituição e desenvolvimento do sistema público de educação escolar no Brasil republicano e seus fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos. Diálogos e problematizações com questões contemporâneas do pensamento pedagógico brasileiro.

Pesquisa em Educação 

Abordagens teóricas e opções metodológicas da pesquisa em educação. Tipos da pesquisa educacional. Etapas da pesquisa: da formulação do problema, à análise dos dados. Procedimento de coleta e análise de dados.

Seminário de Orientação I

Projeto de pesquisa.

Seminário de Orientação II

Pesquisa em andamento.

Seminário de Orientação III

Aprovação de Relatório de Pesquisa em andamento no Exame de Qualificação.

Seminário de Orientação IV

Aprovação de Relatório Final de Pesquisa em Sessão Pública de Defesa de Dissertação de Mestrado.

Produção Acadêmica

Publicação de um artigo científico em periódico (mínimo Qualis B1); ou em capítulo de livro, ou trabalho completo em anais de evento acadêmico, em autoria conjunta com o/a orientador/a, antes da realização do Exame de Qualificação.

 

A seguir, destacamos a redação atualizada dos componentes curriculares obrigatórios em cada uma das Linhas de Pesquisa:

 

Disciplinas e ementas – atividades obrigatórias por Linha de Pesquisa

 

 Estado, Educação e Políticas Educacionais - Obrigatória Linha 1 

Estuda as relações entre Estado, políticas públicas, sociedade e educação; aborda a formulação, implantação e avaliação de políticas educacionais voltadas para a Educação Básica e o Ensino Superior e a relação federativa entre a União, os Estados e os Municípios. Abrange a construção social dos direitos educativos que visam à democratização da educação, em  diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil, considerando questões do contexto regional amazônico e sua interface com o contexto nacional. 

Formação e trabalho docente: representações, saberes e práticas - Obrigatória Linha 2

O escopo da disciplina volta-se para o estudo das relações entre os processos de formação inicial e continuados da docência: projetos socioculturais, a formação de professores, concepções, representações e lócus de sua realização na perspectiva da profissionalização, na educação básica e na educação superior; a docência e seus determinantes: questões de gênero, de identidade, de classe, étnico-racial, de linguagens e de classe social; a organização do  trabalho docente na escola: natureza, contextos social e institucional; tornar-se docente: as finalidades educativas, a práxis e os saberes implicados no ofício de ensinar.

 

A seguir, destacamos a redação atualizada dos componentes curriculares optativos, comuns para as duas Linhas de Pesquisa:

Disciplinas e ementas – atividades comuns obrigatórias

 

Políticas de Currículo e Gestão da Educação

Estuda o campo de investigação do planejamento, da organização e da gestão da educação no Brasil. Aborda as determinações e características da gestão educacional, considerando os sistemas de ensino, de unidades e espaços escolares e não-escolares; estuda as estratégias que regulam a produção, a seleção e a distribuição do conhecimento escolar no contexto das políticas curriculares brasileiras e internacionais. Aborda os marcos teóricos conceituais que envolvem a investigação das políticas curriculares, levando em consideração a tessitura do entendimento curricular como produção oriunda de múltiplos contextos: governamentais, escolares e disciplinares.

Infância e juventudes, suas histórias e políticas

Concepções e historicidade das infâncias e juventudes; adultocentrismo.  A criança e sua condição de sujeito histórico, político e cultural. Experiências infantis (camponesas, quilombolas, de povos indígenas, trabalhadoras, escolares, urbanas, imigrantes etc). Educação e infâncias. Direitos das Crianças e Jovens. Políticas públicas para crianças e adolescentes e sua história.

Políticas de inclusão, diversidade e ações afirmativas

Estuda as desigualdades educacionais étnico-raciais e voltadas para pessoas com deficiência. Discute a complexidade do termo diversidade. Trata das políticas públicas educacionais de diversidade, ações afirmativas e inclusão, desde sua trajetória histórica, avanços, retrocessos, desafios e estratégias contemporâneas. Aborda como a construção de uma legislação de ações afirmativas para pessoas com deficiência, indígenas e negras tem sido desenvolvido desde o cenário internacional ao cenário nacional, incluindo os marcos legais destas políticas.

Políticas de Financiamento da Educação Básica

Os fundamentos legais, as fontes e os mecanismos de financiamento da educação básica no país. As novas configurações do estado brasileiro e as reformas educacionais. Educação Básica no Brasil, política educacional e a política de fundos como estratégia de fomento, manutenção e desenvolvimento da educação pública. O pacto federativo, a organização dos sistemas de ensino e as políticas de manutenção e desenvolvimento da educação básica. Planos e programas de financiamento dos sistemas municipais de educação; política de descentralização e municipalização do ensino. O Piso Salarial Profissional Nacional e a carreira dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Organização do Trabalho Pedagógico na Escola

As relações entre trabalho e educação em espaços escolares e não escolares na Amazônia acreana. Teorias pedagógicas e suas expressões na configuração da Prática Educativa. Educação, Pedagogia, Didática e Currículo. Escola e Democracia: gestão, Projeto Político-Pedagógico (PPP) e Planejamento.

Educação e Linguagens

Centra-se em estudos das concepções de língua e linguagem. Bases epistemológicas do conceito de linguagem como prática social/discursiva em contextos (super)diversos. Estudo dos gêneros do discurso. Estudo das linguagens em suas múltiplas faces (verbal, escrita, visual, sinalizada, multimodal, entre outros), com destaque para os processos educativos, os quais envolvem a interação social/discursiva, a alfabetização, a análise linguística e os (multi)letramentos.

Metodologias, Processos de Pesquisa e a Escrita Acadêmica

A Revisão Sistemática da Literatura como instrumento de iniciação à pesquisa. Os portais de periódicos, as bases de dados, catálogos e bancos de dissertações e teses. Plataforma e Currículo Lattes. Letramento acadêmico (leitura, compreensão e produção de textos acadêmicos). A organização do trabalho científico de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ética em pesquisa, plágio e autoplágio. Integridade da pesquisa e Inteligência Artificial na Educação.

 

Estrutura curricular - 2014 - 2023