Você está aqui: Página Inicial > Engenharia Civil > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por UFAC publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 17/10/2019 15h20

O curso de Engenharia Civil (bacharelado) possui em seu currículo núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos, cujos componentes curriculares permitirão aos profissionais formados somar e contribuir para o desenvolvimento do Estado do Acre e de outras regiões, dentro e fora do país.

Pretende-se colocar no mercado de trabalho engenheiros civis com sólida formação geral, tanto nas disciplinas básicas quanto nas de formação ampla e específica, capazes de se adaptar rapidamente às constantes modificações que ocorrem na área da engenharia civil. Sem perder de vista o conhecimento universal, eles estão voltados para o conhecimento da realidade da região, cujas riquezas naturais podem ser potencializadas.

O perfil do egresso de Engenharia Civil, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, é aquele que contempla uma sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias; identificar e resolver problemas, bem como de buscar desenvolvimento e aprimoramento profissional constante, exercendo em sua prática atitudes éticas, solidárias, cooperativas, coletivas, críticas e criativas.

Espera-se que o profissional formado saiba aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil, resolvendo-lhe problemas. Entre outras competências, ele planeja, supervisiona, elabora e coordena projetos e serviços em engenharia civil, considerando sua viabilidade econômica e seus impactos socioambientais.

CAMPO DE ATUAÇÃO


O engenheiro civil é um profissional com ampla formação multidisciplinar e que, no exercício de sua profissão, pode atuar em planejamento, projeto e execução de obras de infraestrutura em todos os segmentos. Possuindo ampla atribuição profissional, pode analisar, projetar, construir e fiscalizar obras de: fundações, contenção e estabilidade de taludes, edificação, pontes, barragens, recursos hídricos, abastecimento de água, disposição de resíduos sólidos, esgotamento sanitário, controle de poluição hídrica, infraestrutura de estradas, portos e aeroportos, vias navegáveis, planejamento e operação de transporte etc.

Vagas anuais: 50

Duração: 5 anos

Horário: integral

Coordenador: Esp. José Roberto Uszacki Júnior

Vice Coordenador: Dr. Ricardo Ribeiro do Nascimento

E-mailcengenhariacivil@ufac.br

Telefone: 3901-2675