Você está aqui: Página Inicial > Engenharia Civil > Notícias > Alunos do curso de Engenharia Civil da Ufac realizam visita técnica à obra da Ponte Metálica

Notícias

A obra, que atingiu 50% de execução, recebeu a visita dos alunos, que vistoriaram os trabalhos sob supervisão do professor de Estruturas e Pontes, Adcleides Araújo da Silva
publicado: 18/01/2024 05h02, última modificação: 18/01/2024 05h10
Deracre apresentou a execução dos trabalhos na Ponte Metálica aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Ufac. Foto: Alcione Medeiros/Deracre

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre (Ufac) tiveram a oportunidade de realizar visita técnica à Ponte Metálica Juscelino Kubitschek, localizada sobre o Rio Acre, no Centro de Rio Branco. A visita ocorreu nesta última quinta (14) e foi conduzida sob a supervisão do professor de Estruturas e Pontes, Adcleides Araújo da Silva.

A ponte metálica, que está passando por uma obra de reforço estrutural e elevação, atingiu 50% de execução. Os trabalhos estão sendo realizados pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). A reforma foi apresentada aos acadêmicos pela equipe responsável, proporcionando uma experiência prática para os futuros engenheiros.

Ronan Fonseca Lemos, diretor de operações do Deracre, destacou o avanço na remoção dos aparelhos de apoio antigos e substituição por novos apoios de neoprene nos blocos. Trabalho esse que vem sendo realizado pelos trabalhadores da empresa Procec. “É um trabalho que requer precisão e segurança, e os trabalhadores da empresa concluíram a troca dos apoios do encontro do lado do Mercado Velho, do primeiro vão, e seguem executando a troca dos apoios no vão 2 e encontro 6, no lado da Gameleira”, afirmou o diretor.

O professor Adcleides da Silva enfatizou que a visita na obra é uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem o trabalho de recuperação de uma ponte histórica. Além disso, os acadêmicos puderam presenciar a troca de um dos aparelhos de apoio, que garante o movimento seguro da superestrutura da ponte. ‘’A atividade dos alunos visa “perceber in loco as particularidades da execução de uma ponte e especialmente dessa obra de reforço de grande importância para Rio Branco, haja vista se tratar de uma ponte histórica, além de verificar um trabalho de recuperação que não é recorrente no exercício da engenharia”, afirmou.

Márcio Lins, representante da empresa Procec, informou que o prazo para conclusão dos trabalhos é fevereiro de 2024, conforme contrato emergencial da empresa assinado com o Estado. Ele ressalta que o contrato não contempla a parte estética, que tem sido trabalhada pelo Deracre. “Estamos trabalhando para a volta da segurança nesse momento e nosso prazo de conclusão é fevereiro de 2024. Nosso contrato não contempla a parte de estética que está sendo trabalhada pelo Deracre, e já executamos mais de 50% dos trabalhos”, disse.

Ainda de acordo com Márcio Lins, a empresa aplica a técnica de macaqueamento, permitindo  que a estrutura seja levantada para que os reparos sejam realizados com segurança e precisão. “Continuamos efetuando ajustes, conforme necessário, para garantir a segurança e a integridade da estrutura”, relatou.

A obra, com um investimento de mais de R$2,6 milhões de recursos próprios do Estado, é fundamental para garantir a segurança dos usuários e prolongar a vida útil dessa estrutura histórica. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses.