Você está aqui: Página Inicial > Letras Libras > Trabalho de Conclusão de Curso
conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso

por Rosane publicado 20/04/2021 09h49, última modificação 10/04/2024 11h07

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório para a conclusão da Licenciatura em Letras Libras. As pesquisas desenvolvidas pelos discentes, sob a orientação de um dos docentes do curso, devem estar relacionadas a uma das temáticas a seguir:

  1. Descrição da Língua Brasileira de Sinais

  2. Aquisição da Linguagem (L1 ou L2)

  3. Educação Bilíngue para Surdos

  4. Educação Especial e Educação Inclusiva

  5. Variação Linguística em Língua Brasileira de Sinais

  6. Português como Segunda Língua para Surdos

  7. Processos de ensino-aprendizagem de Libras como L1 ou L2

  8. Processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa escrita (L2)

  9. Alfabetização e Letramento para a Escrita de Sinais

  10. História, Cultura, Identidade, Políticas educacionais e Políticas linguísticas relacionadas ao Surdo e à Educação de Surdos.  

O trabalho final, após apresentação e aprovação, deve ser entregue na Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Libras em português escrito ou em Libras (em vídeo), seguindo as normas técnicas vigentes.

 

2023

95

A produção bibliográfica acadêmica sobre o ensino de português como L2 para surdos: concepções teórico-metodológicas em análise

Maria Regiane da Paixão Kaxinawá

Sara de Sousa Meneses

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

94

Os desafios do tradutor intérprete em Rio Branco Acre: uma análise bibliográfica

Débora Kássia Neves Chaves

Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira

93

As relações entre as redes sociais e as produções identitárias de surdos LGBTQIAPN+: um estudo de caso no Instagram

Marcelo Andrade da Silva

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

92

Sexualidades e surdez: uma análise bibliográfica relacionada às identidades

Diogo de Moura Calixto

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

91

Estratégias de comunicação de surdos com ouvintes não-sinalizantes em Rio Branco

Selmir Garcia Bezerra

Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas

90

Proposta didática: Jogo da memória dos sinais de emoções

Jhuly Kezia Ferreira de Oliveira

Maria Daniele Bezerra das Chagas

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

89

O uso do Signwrinting (Sw) como forma de representar, documentar e preservar as Línguas de Sinais Caseiras (LS-Cas)

Dayana Moreira Menezes Uszacki

Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira

88

A influência das religiosidades nas identidades sexuais de pessoas surdas: um estudo de caso

Késia de Souza Miranda

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

87

O tradutor/intérprete de libras/língua portuguesa na Universidade Federal do Acre: percepções sobre a atuação desse profissional no Curso de Letras-Libras

Gabriela Ferreira de Oliveira

Thais Vieira do Carmo

Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas

86

A Libras como componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura da Ufac: inserções e dispersões

Antônia Silva do Nascimento Dinarte

Sara Ferreira de Lima

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

85

Vida do coda: nascer no silêncio, crescer bilíngue e viver como intérprete?

Ariele Michelle Medeiros de Souza
Jardane Paulino Oliveira

Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira 

84

Toponímia em Libras: a criação de sinais referentes a espaços de atendimento à saúde em Rio Branco - Acre

Marcylane dos Anjos Maia

Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas 

83

Descrição e análise bibliográfica de textos científicos referentes à produção de sinais caseiros

Yslaine Cristina Alves Almeida

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

82

O artista surdo nas telenovelas brasileiras: visibilidade ainda que tardia

Maria Alessandra dos Santos Oliveira
Tiago Domingos de Souza

Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira

81

A lenda da Cobra Grande da Gameleira em Libras como proposta didática de material bilíngue

Robelia Azevedo Camelo

Rosilene Gomes dos Santos Rodrigues

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

80

A iconicidade em sinais de animais da fauna amazônica

Emilly Moura Mesquita

Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira 

79

Estágio Supervisionado I: enfrentamentos diante do ensino remoto emergencial

Wesley Cabral da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra

78

Imaginário sobre surdez no conto Patinho Surdo

Aline Ferreira da Silva

Ezequias Sousa da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Aline Suelen Santos Sabatini

77

Os sinais-nome dos participantes do Inventário de Libras de Rio Branco - Acre: Análise semântico-motivacional

João Carlos Paiva Xavier

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

76

Teonímia em Libras: análise motivacional dos sinais que nomeiam os orixás do candomblé

Gabrielly Oliveira Moreira

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

75

Investigação sobre o atendimento médico a pacientes surdos em unidades de Pronto Atendimento de Rio Branco – AC

Sara Cristina Gonçalves Paiva

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

74

Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFAC no período pandêmico: contribuições e desafios

Jessica Santos da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra

73

Análise metodológica do ensino da Língua Brasileira de Sinais no curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Acre durante a pandemia

Vitória Aline Souza dos Santos
Welington da Silva Viana Filho

Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra

72

O papel da monitoria inclusiva a alunos público-alvo da Educação Especial no Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Acre (UFAC): uma análise reflexiva

Pamela Patricia Ferreira Carneiro

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

71

As metodologias utilizadas pelo professor no ensino de português escrito de um aluno surdo

Gleicivania Silva Neri Rodrigues

Kerolayne Lindoso da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira

70

As características das narrativas de produções de alunos surdos do Ensino Fundamental

Emily Souza Rodrigues

Jerliane de Oliveira Martins

Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira

69

Levantamento analítico-bibliográfico de textos científicos sobre línguas de sinais indígenas a partir de uma perspectiva crítica

Andrey Barroso de Abreu

Érica Alves da Silveira

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

68

Surdos e o cinema: acessibilidade ainda a ser conquistada

Luzia Gadelha Mesquita

Mariana de Souza Andrade

Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira

67

Antroponímia em Libras: análise da formação morfológica e semântico-motivacional dos sinais-nomes dos participantes do BBB 22

Thiago dos Santos Souza

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

66

Toponímia em Libras dos sinais que nomeiam os países do Continente Americano: análise formal e semântico-motivacional

Matheus de Menezes Zegarra

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

65

Onionímia em Libras: os sinais em Libras que nomeiam os estabelecimentos comerciais do Via Verde Shopping a relação entre o sinal e a logomarca

Atailto Alves Venancio

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

2022

64

Análise fonomorfológica do léxico da libras: campos semânticos das tecnologias e da legislação

Amarildo de Lima Melo

Maria do Socorro Mourão de Medeiros Souza

Orientador: Prof. Me. Israel Queiroz de Lima

63

Flip book em libras: uma proposta didática para o Ensino Fundamental II

Julianderson Gonçalves de Oliveira

Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira

62

Aprovação da Lei nº 14.191/2021: o reconhecimento da diferença linguística para a educação de alunos surdos brasileiros

Fernando Barbosa Chaves

Mayza Costa da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo 

61

O papel do tradutor-intérprete de língua de sinais e língua portuguesa na sala de aula: uma análise bibliográfico-crítica

Leandra Souza Jorge

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

60

Filhos ouvintes e pais surdos: uma análise multimodal do filme “Coda: no ritmo do coração”

Nathalia Siqueira dos Santos

Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira

59

A variação linguística em foco: levantamento e análise de pesquisas acadêmico-científicas sobre a libras 

Carine de Souza Patrício
Hiasmine Lima da Silva

 Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

58

Zoonímia em libras: análise estrutural e semântico-motivacional dos sinais de animais de estimação de surdos

Monalisa Abreu Teixeira

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

57

Os sinais-nome dos jogadores de futebol da Seleção Brasileira: análise formal e semântico-motivacional

Weliton Lima de Souza

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

56

Oniônimos em Libras: análise formal e semântico-motivacional dos nomes de bancos e instituições financeiras de Rio Branco - Acre

Beatriz França de Morais

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

55

A interculturalidade em instituições educacionais para surdos: o caso (da ausência) do componente curricular escrita de sinais no Instituto Nacional de Educação de Surdos

Luiz Rayone Costa de Almeida

Orientador: Prof. Me. Israel Queiroz de Lima

2021

54

Toponímia em Libras das Escolas de Rio Branco (AC) 

Utemara Cristina e Silva Paiva

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

53

Densidade lexical em produções textuais de alunos surdos

Thalya Samara do Vale Monteiro

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

52

Gênero textual História em Quadrinhos: uma proposta de ensino do português para alunos surdos

 Josefa Queiroz da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

51

Desafios da avaliação de língua portuguesa para alunos surdos no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental

Irene Sena Barbosa

Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira

50

A inclusão do aluno público-alvo da Educação Especial no Curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Acre: políticas educacionais e desafios docentes

Sirley Gonçalves de Rezende

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

49

A configuração morfológica da categoria lexical verbo em libras: um estudo contrastivo entre o livro didático “Libras em Contexto” e a gramática descritiva “Língua de sinais brasileira – estudos linguísticos”

Rosicléia Bastos do Nascimento Gomes

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

48

A inclusão de alunos surdos no Curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Acre campus Rio Branco: uma análise documental

Rosânia Gregória da Silveira     

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira   

47

Antroponímia em libras: análise dos sinais-nome atribuídos a ouvintes do Curso de Letras-Libras 

Ketlen Cristina dos Santos Oliveira Menezes

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

46

Recursos educacionais digitais para surdos: análise de vídeos bilíngues  

Joeferson de Oliveira Câmara

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

45

Toponímia em libras dos parques, praças e espaços de lazer em Rio Branco (AC): análise dos aspectos formais e motivacionais dos sinais que nomeiam os espaços urbanos

 Felipe dos Santos do Carmo

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

44

A relação entre a formação docente e a inclusão de alunos surdos no Ensino Superior 

Fábio Junior Pinheiro da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira    

43

Proposta didática para o trabalho com a leitura da lenda “Curupira surdo” e escrita de resumos com alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental

Elisângela Alves dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

42

A interação entre pais surdos e seus filhos: relatos sobre a aquisição e uso da língua de sinais no ambiente familiar

Daniel Martins Braga Gomes

Sebastião Alves Pereira

Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas

41

As atribuições do professor bilíngue na educação municipal de Rio Branco

Crisnanda Damasceno de Souza                 

Orientadora: Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo 

40

Educação Inclusiva e a inclusão escolar de alunos surdos no Brasil 

Ana Gabriele Reis de Gois

Fhayamma da Costa Acosta 

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira          

39

Tratamento terminológico bilíngue libras-português no domínio da linguística: levantamento preliminar 

 Alane Caroline Oliveira Silva e Lizziê Soares de Oliveira Primo Ferreira

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

38

A iconicidade da língua de sinais caseira de surdos do município de Porto Walter – AC

Adriele Costa de Souza

Katriny Almeida Maia

Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira

37

A inclusão do aluno surdo em uma escola do campo no município de Rio Branco-Acre

Adriano Rodrigues da Silva

Danielle Freitas Cavalcante

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira        

2019

36

Educação bilíngue para surdos: do conceito à prática

Valesca Kimble Mendes

Orientadora: Profa. Ma. Cláudia de Souza Martins Lima 

35

Análise do processo de avaliação teórica do DETRAN/AC para obtenção da CNH por surdos

Nayara Mesquita dos Santos

Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas 

34

Língua Portuguesa para alunos surdos: que língua é essa?

Maria Delcione Ferreira do Nascimento   

 Orientadora: Profa. Dra. Aline Suelen Santos

33

As gírias em libras: análise do vocabulário LGBT a partir das produções de Kitana Dreams

Maria da Luz Pinheiro Pires

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima

32

Neologismo em libras: sinais provisórios no 6º período no curso de medicina veterinária

Leandra Bento Batista

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima

31

As interfaces da formação continuada na Educação Especial no estado do Acre

 Kátia Oliveira de Souza                                           

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

30

A importância da formação continuada docente na perspectiva da educação inclusiva no município de Rio Branco/Acre

Joyce Ramos Pereira 

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

29

As metodologias de trabalho com aluno surdo em sala de AEE

Gleice Severiano da Silva

Lyllian Campos de Souza

Orientadora:  Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas

28

Letramento bilíngue para educandos surdos: práticas pedagógicas de ensino de libras e do português escrito 

Francisca Nires Ferreira de Oliveira  

Orientadora: Profa. Ma. Cláudia de Souza Martins Lima 

27

Estudo contrastivo da ordem sintática em três línguas:  Libras, Português e Jaminawa

Fácia Alves Paiva

Maria Aparecida Linhares de Souza

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

26

Análise contrastiva entre a língua Ka’apor de sinais e a Libras: aspectos morfológicos

Evelyn Moreira de Almeida

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza

25

A formação do professor do Atendimento Educacional Especializado para ensinar o aluno surdo

Ellen Karine Mendonça de Araújo

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

24

O léxico no campo semântico "cores" em Libras: variação fonológica na perspectiva diatópica 

Elaine Cristina Peres da Silva

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima 

2018

23

A (re)construção de sentidos sobre o sujeito surdo e a comunidade surda no livro didático Libras em Contexto

Leoclice da Silva Sene

Orlando Menezes da Silva

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza 

22

Morfologia e escrita de sinais

Israela Nascimento de Souza

Maria Isabel de Góes Ribeiro

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima 

21

O papel do tradutor intérprete de língua de sinais no Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Acre - UFAC

Idaianes Nunes Moreira

Mauro Souza de Mesquita

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima 

20

A disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Acre

Camila Caroline de Lima Silva

Elmara Mesquita Freitas

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira 

19

A (re)produção de discursos heteronormativos no livro didático Libras em Contexto

Ana Fábia Nunes de Souza

Anny Cristinny Souza Dias

Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza 

18

O ensino de português na modalidade escrita: a relação entre o professor ouvinte e o aluno surdo

Angela Barbosa da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

17

As metodologias do ensino de Libras para alunos surdos

Mirela Oliveira de Andrade

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

16

O processo histórico e político educacional do sujeito surdo: dos primeiros registros ao atendimento educacional especializado

Luciana Araújo dos Santos

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

15

A adaptação da lenda do Mapinguari como metodologia do ensino de libras para alunos surdos por meio da Literatura Surda

Débora de Oliveira Nolasco

Sandra Lemos de Oliveira Brito

Orientadora:   Profa. Esp. Ianele Vivianne Vital Pereira 

14

Causa da dificuldade enfrentada por discentes surdos no ensino superior: Compreensão da Língua Portuguesa escrita por surdos universitários

Ercilia Barros dos Santos

Fiama de Oliveira Luiz

Orientadora:  Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas

13

A didática surda: o professor surdo diante do processo de ensino-aprendizagem no nível superior

Fernanda Albuquerque da Silva

Maria Josina de Lima

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima 

12

Alunos surdos nas escolas regulares: inclusão ou exclusão?

Amanda Cristina da Rocha Bader

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima

11

Análise do uso das conjugações verbais nas produções textuais dos alunos surdos do Curso de Letras Libras da Ufac

Ana Carolina Ferreira de Barros

Lara Estela Oliveira Silva

Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima 

2017

10

Políticas públicas de educação inclusiva para o aluno surdo no Ensino Superior

Lailinês Lima de Almeida Barbosa

Sandy Honorato Rocha Mendonça

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira

9

Políticas públicas voltadas para a inclusão do aluno surdo no Ensino Fundamental 

Ariadney Simone Souza de Moraes Batalha

Verônica Aguiar Nunes

Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  

8

Celpe-bras: uma proposta de proficiência em língua portuguesa para surdos

Elimara Lima dos Santos

Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira 

7

Educação de surdos: análise de materiais didáticos de português como segunda língua para alunos surdos

Daniele Ferreira Araújo

Orientadora: Profa. Esp. Ianele Vivianne Vital Pereira

6

A difusão da língua brasileira de sinais no município de Rio Branco

Helen Sandra Sombra da Costa

Thayra Rodrigues da Silva

Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas 

5

O curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Acre: percurso histórico de criação

Silvania da Silva de Amorim

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa

4

Uma análise das propostas de ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos do Programa Nacional de Apoio à Inclusão de Surdos (MEC)

Isabele Sant'Ana de Brito

Raimunda Neide Araújo da Costa

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

3

Pedagogia surda: estudo sobre as metodologias do Projeto “Caminhos para o bilinguismo”  na Escola Municipal Anice Dib Jatene, Rio Branco (AC)

Sônia da Silva Souza de Lima

Maria Eulânia Pimenta do Nascimento

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

2

A importância do uso das imagens nos textos de língua portuguesa como segunda língua dos surdos

Bryan Mourão de Souza

Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

1

A história da educação dos surdos no Acre

Manuella Trindade Bezerra

Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas