Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório para a conclusão da Licenciatura em Letras Libras. As pesquisas desenvolvidas pelos discentes, sob a orientação de um dos docentes do curso, devem estar relacionadas a uma das temáticas a seguir:
-
Descrição da Língua Brasileira de Sinais
-
Aquisição da Linguagem (L1 ou L2)
-
Educação Bilíngue para Surdos
-
Educação Especial e Educação Inclusiva
-
Variação Linguística em Língua Brasileira de Sinais
-
Português como Segunda Língua para Surdos
-
Processos de ensino-aprendizagem de Libras como L1 ou L2
-
Processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa escrita (L2)
-
Alfabetização e Letramento para a Escrita de Sinais
-
História, Cultura, Identidade, Políticas educacionais e Políticas linguísticas relacionadas ao Surdo e à Educação de Surdos.
O trabalho final, após apresentação e aprovação, deve ser entregue na Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Libras em português escrito ou em Libras (em vídeo), seguindo as normas técnicas vigentes.
2023 |
|
95 |
Maria Regiane da Paixão Kaxinawá Sara de Sousa Meneses Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
94 |
Os desafios do tradutor intérprete em Rio Branco Acre: uma análise bibliográfica Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira |
93 |
Marcelo Andrade da Silva Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
92 |
Sexualidades e surdez: uma análise bibliográfica relacionada às identidades Diogo de Moura Calixto Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
91 |
Estratégias de comunicação de surdos com ouvintes não-sinalizantes em Rio Branco Selmir Garcia Bezerra Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas |
90 |
Proposta didática: Jogo da memória dos sinais de emoções Jhuly Kezia Ferreira de Oliveira Maria Daniele Bezerra das Chagas Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
89 |
Dayana Moreira Menezes Uszacki Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira |
88 |
A influência das religiosidades nas identidades sexuais de pessoas surdas: um estudo de caso Késia de Souza Miranda Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
87 |
Gabriela Ferreira de Oliveira Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas |
86 |
Antônia Silva do Nascimento Dinarte Sara Ferreira de Lima Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
85
|
Vida do coda: nascer no silêncio, crescer bilíngue e viver como intérprete? Ariele Michelle Medeiros de Souza Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira |
84 |
Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas |
83 |
Descrição e análise bibliográfica de textos científicos referentes à produção de sinais caseiros Yslaine Cristina Alves Almeida Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
82 |
O artista surdo nas telenovelas brasileiras: visibilidade ainda que tardia Maria Alessandra dos Santos Oliveira Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira |
81 |
A lenda da Cobra Grande da Gameleira em Libras como proposta didática de material bilíngue Robelia Azevedo Camelo Rosilene Gomes dos Santos Rodrigues Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
80
|
A iconicidade em sinais de animais da fauna amazônica Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira |
79
|
Estágio Supervisionado I: enfrentamentos diante do ensino remoto emergencial Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra |
78
|
Imaginário sobre surdez no conto Patinho Surdo Aline Ferreira da Silva Orientadora: Profa. Dra. Aline Suelen Santos Sabatini |
77
|
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
76
|
Teonímia em Libras: análise motivacional dos sinais que nomeiam os orixás do candomblé Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
75
|
Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
74 |
Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra |
73
|
Vitória Aline Souza dos Santos Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra |
72
|
Pamela Patricia Ferreira Carneiro Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
71
|
As metodologias utilizadas pelo professor no ensino de português escrito de um aluno surdo Gleicivania Silva Neri Rodrigues Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira |
70
|
As características das narrativas de produções de alunos surdos do Ensino Fundamental Emily Souza Rodrigues Jerliane de Oliveira Martins Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira |
69
|
Érica Alves da Silveira Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
68
|
Surdos e o cinema: acessibilidade ainda a ser conquistada Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira |
67
|
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
66
|
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
65 |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
2022 |
|
64 |
Análise fonomorfológica do léxico da libras: campos semânticos das tecnologias e da legislação Maria do Socorro Mourão de Medeiros Souza Orientador: Prof. Me. Israel Queiroz de Lima |
63 |
Flip book em libras: uma proposta didática para o Ensino Fundamental II Julianderson Gonçalves de Oliveira Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira |
62
|
Orientadora: Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo |
61 |
Leandra Souza Jorge Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
60 |
Filhos ouvintes e pais surdos: uma análise multimodal do filme “Coda: no ritmo do coração” Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira |
59 |
Carine de Souza Patrício Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
58 |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
57 |
Weliton Lima de Souza Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
56 |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
55 |
Orientador: Prof. Me. Israel Queiroz de Lima |
2021 |
|
54 |
Toponímia em Libras das Escolas de Rio Branco (AC) Utemara Cristina e Silva Paiva Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
53 |
Densidade lexical em produções textuais de alunos surdos Thalya Samara do Vale Monteiro Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
52 |
Gênero textual História em Quadrinhos: uma proposta de ensino do português para alunos surdos Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
51 |
Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira |
50 |
Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
49 |
A configuração morfológica da categoria lexical verbo em libras: um estudo contrastivo entre o livro didático “Libras em Contexto” e a gramática descritiva “Língua de sinais brasileira – estudos linguísticos” Rosicléia Bastos do Nascimento Gomes Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
48 |
Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
47 |
Antroponímia em libras: análise dos sinais-nome atribuídos a ouvintes do Curso de Letras-Libras Ketlen Cristina dos Santos Oliveira Menezes Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
46 |
Recursos educacionais digitais para surdos: análise de vídeos bilíngues Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
45 |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
44 |
A relação entre a formação docente e a inclusão de alunos surdos no Ensino Superior Fábio Junior Pinheiro da Silva Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
43 |
Proposta didática para o trabalho com a leitura da lenda “Curupira surdo” e escrita de resumos com alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental Elisângela Alves dos Santos Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
42 |
Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas |
41 |
As atribuições do professor bilíngue na educação municipal de Rio Branco Orientadora: Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo |
40 |
Educação Inclusiva e a inclusão escolar de alunos surdos no Brasil Fhayamma da Costa Acosta Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
39 |
Tratamento terminológico bilíngue libras-português no domínio da linguística: levantamento preliminar Alane Caroline Oliveira Silva e Lizziê Soares de Oliveira Primo Ferreira Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
38 |
A iconicidade da língua de sinais caseira de surdos do município de Porto Walter – AC Katriny Almeida Maia Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira |
37 |
A inclusão do aluno surdo em uma escola do campo no município de Rio Branco-Acre Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
2019 |
|
36 |
Educação bilíngue para surdos: do conceito à prática Orientadora: Profa. Ma. Cláudia de Souza Martins Lima |
35 |
Análise do processo de avaliação teórica do DETRAN/AC para obtenção da CNH por surdos Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas |
34 |
Língua Portuguesa para alunos surdos: que língua é essa? Maria Delcione Ferreira do Nascimento Orientadora: Profa. Dra. Aline Suelen Santos |
33 |
As gírias em libras: análise do vocabulário LGBT a partir das produções de Kitana Dreams Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
32 |
Neologismo em libras: sinais provisórios no 6º período no curso de medicina veterinária Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
31 |
As interfaces da formação continuada na Educação Especial no estado do Acre Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
30 |
Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
29 |
As metodologias de trabalho com aluno surdo em sala de AEE Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas |
28 |
Francisca Nires Ferreira de Oliveira Orientadora: Profa. Ma. Cláudia de Souza Martins Lima |
27 |
Estudo contrastivo da ordem sintática em três línguas: Libras, Português e Jaminawa Maria Aparecida Linhares de Souza Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
26 |
Análise contrastiva entre a língua Ka’apor de sinais e a Libras: aspectos morfológicos Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
25 |
A formação do professor do Atendimento Educacional Especializado para ensinar o aluno surdo Ellen Karine Mendonça de Araújo Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
24 |
O léxico no campo semântico "cores" em Libras: variação fonológica na perspectiva diatópica Elaine Cristina Peres da Silva Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
2018 |
|
23 |
A (re)construção de sentidos sobre o sujeito surdo e a comunidade surda no livro didático Libras em Contexto Leoclice da Silva Sene Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
22 |
Morfologia e escrita de sinais Maria Isabel de Góes Ribeiro Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
21 |
O papel do tradutor intérprete de língua de sinais no Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Acre - UFAC Idaianes Nunes Moreira Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
20 |
A disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Acre Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
19 |
A (re)produção de discursos heteronormativos no livro didático Libras em Contexto Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza |
18 |
O ensino de português na modalidade escrita: a relação entre o professor ouvinte e o aluno surdo Angela Barbosa da Silva Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
17 |
As metodologias do ensino de Libras para alunos surdos Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
16 |
O processo histórico e político educacional do sujeito surdo: dos primeiros registros ao atendimento educacional especializado Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
15 |
A adaptação da lenda do Mapinguari como metodologia do ensino de libras para alunos surdos por meio da Literatura Surda Sandra Lemos de Oliveira Brito Orientadora: Profa. Esp. Ianele Vivianne Vital Pereira |
14 |
Causa da dificuldade enfrentada por discentes surdos no ensino superior: Compreensão da Língua Portuguesa escrita por surdos universitários Ercilia Barros dos Santos Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas |
13 |
A didática surda: o professor surdo diante do processo de ensino-aprendizagem no nível superior Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
12 |
Alunos surdos nas escolas regulares: inclusão ou exclusão? Amanda Cristina da Rocha Bader Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
11 |
Análise do uso das conjugações verbais nas produções textuais dos alunos surdos do Curso de Letras Libras da Ufac Ana Carolina Ferreira de Barros Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima |
2017 |
|
10 |
Políticas públicas de educação inclusiva para o aluno surdo no Ensino Superior Lailinês Lima de Almeida Barbosa Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
9 |
Políticas públicas voltadas para a inclusão do aluno surdo no Ensino Fundamental Ariadney Simone Souza de Moraes Batalha Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira |
8 |
Celpe-bras: uma proposta de proficiência em língua portuguesa para surdos Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira |
7 |
Educação de surdos: análise de materiais didáticos de português como segunda língua para alunos surdos Orientadora: Profa. Esp. Ianele Vivianne Vital Pereira |
6 |
A difusão da língua brasileira de sinais no município de Rio Branco Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas |
5 |
O curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Acre: percurso histórico de criação Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
4 |
Uma análise das propostas de ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos do Programa Nacional de Apoio à Inclusão de Surdos (MEC) Isabele Sant'Ana de Brito Raimunda Neide Araújo da Costa Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
3 |
Pedagogia surda: estudo sobre as metodologias do Projeto “Caminhos para o bilinguismo” na Escola Municipal Anice Dib Jatene, Rio Branco (AC) Maria Eulânia Pimenta do Nascimento Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
2 |
A importância do uso das imagens nos textos de língua portuguesa como segunda língua dos surdos Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
1 |
A história da educação dos surdos no Acre Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas |