Notícias
Palestra sobre ouvidoria é ministrada na Ufac
Gestores, pró-reitores, diretores e coordenadores de centros acadêmicos da Ufac participaram, na tarde desta quinta-feira, 25, de palestra sobre ouvidoria e serviços de informação ao cidadão, ministrada por técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), regional Acre. A palestra foi realizada na sala do Órgão dos Colegiados Superiores, no campus-sede.
O evento é fruto de uma parceria entre Ufac e CGU, buscando alinhar com gestores da universidade os benefícios dos procedimentos de prestação de informações, essencial para transparência e como ferramenta de gestão da instituição.
Segundo o reitor em exercício da Ufac, Josimar Batista, o marco de uma gestão moderna é a comunicação. “Muitas vezes achamos que a ouvidoria é um canal usado somente para denúncias, mas é um canal de ampla comunicação com o cidadão, com nosso aluno, servidor, docente ou público externo”, afirmou.
O superintendente da CGU no Acre, Ciro Jônatas de Souza Oliveira, ressaltou que o objetivo da palestra é manter um diálogo com gestores da Ufac, para desmistificar os trabalhos da ouvidoria.
“A ouvidoria é um canal tanto de denúncia quanto de elogios. Se incentivamos o cidadão a trazer esses dados, temos indicadores de gestão para saber que serviço da universidade está melhor, o que está dando certo e onde o gestor deve aplicar recursos, que são poucos, para melhorar os serviços prestados”, disse.
A palestra “Ouvidoria e Serviços de Informação ao Cidadão” foi ministrada pelo técnico federal de finanças e controle da CGU, Nilberto Nilson de Matos Mendes, e pelo coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Nick Andrew Pereira Ugalde.