Você está aqui: Página Inicial > DOCENTES > Prof. Dr. Mark Clark Assen de Carvalho

Prof. Dr. Mark Clark Assen de Carvalho

Titulação: Doutorado em Educação - PUC/SP

Situação: Docente Permanente - Linha 1 Políticas e Gestão Educacional

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0736995836464424

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2001), Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (1997) pela PUC/SP (1997) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1990), instituição na qual realizou Curso de Especialização Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior. Antes de ingressar no magistério superior exerceu o magistério na educação básica no Sistema Público de Ensino do Acre, exercendo funções de professor e de coordenador pedagógico. Atualmente integra o quadro de Docentes do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre na Classe de Professor Titular, atuando nas áreas de Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação e Política Educacional. Tem experiência em gestão acadêmica e pedagógica no ensino superior cujas ações se concentram, particularmente, em cursos de formação de professores e nos processos regulatórios de avaliação da graduação: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e de instituições de ensino superior. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Acre (2000 a 2003), Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAC (2005-2012), Coordenador do Mestrado em Educação da UFAC (2014-2016), além de atuar na gestão de programa especiais de formação de professores como, por exemplo, o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica implantado e executado pela UFAC em parceria com o Governo do Estado do Acre e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR em fase de execução. É autor dos livros "Professores para as séries iniciais: o dilema da eterna transitoriedade" (2004) e "Práticas, rituais de avaliação e cultura da escola" (2011) e organizador do Livro "Coordenação Pedagógica: diferentes olhares sobre as relações escolares e as práticas pedagógicas (2017), editados e publicados pela Editora da UFAC, a EDUFAC. Participa de instituições científicas do campo da educação e integra o banco de avaliadores do INEP. Desenvolve estudos e pesquisas vinculados às seguintes temáticas: política educacional; formação de professores; processos de organização, gestão e avaliação do trabalho pedagógico escolar; história das instituições e percursos escolares; gestão democrática; financiamento e avaliação da educação na educação básica. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC: Mestrado em Educação com inserção na Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional. É líder do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação e Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Cultura Escolar e Trabalho Docente, ambos vinculados ao Centro de Educação da UFAC.