Você está aqui: Página Inicial > DOCENTES > Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves

Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves

rafael atual
Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves

Titulação: Doutorado em Educação - ProPEd/UERJ (2018)

Situação: Docente Permanente - Linha 1 Políticas e Gestão Educacional

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0460662499829326

Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAC), vinculado a linha "Políticas e Gestão Educacional" onde orienta e desenvolve trabalhos de pesquisa nas temáticas do campo do currículo, com destaque para as discussões sobre políticas, práticas curriculares e cotidiano escolar.

Docente no Centro de Educação, Letras e Artes, na área de Teoria do Currículo, Gestão, Organização e Investigação da Prática Pedagógica. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Paraná com financiamento do PROCAD/AMAZÔNIA - CAPES.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-CAPES 7), com ênfase em Currículo e Cotidiano Escolar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo realizado Estágio SWE na Universidade de Nacional de La Plata e na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Mestre em Educação (2012) e Pedagogo (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos (GpPPC).

Atualmente é membro do GE - Cotidianos - Éticas, Estéticas e Políticas  e Membro do Comitê Científico (2021/2023 e 2023/2024) na Anped. Atuou como Diretor da Associação Brasileira de Currículo - ABdC entre os anos de 2021 a 2022. Foi Diretor da Editora da Universidade Federal do Acre - Edufac (2020/2022).