Você está aqui: Página Inicial > DOCENTES > Profa. Dra. Lenilda Rêgo Albuquerque De Faria

Profa. Dra. Lenilda Rêgo Albuquerque De Faria

Profa. Dra. Lenilda Rêgo Albuquerque De Faria

Titulação: Doutorado em Educação - USP

Situação: Docente Permanente - Linha 2 Formação de Professores e Trabalho Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1440104715603783

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(FE_USP,2011), na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. É Mestre em Educação, na àrea de concentração História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1997). Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar e Alfabetização pela Universidade Federal do Acre(UFAC,1993). Atualmente é docente efetiva do magistério superior, com área de concurso em Didática, do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre(CELA-UFAC, 2002); desenvolve suas atividades acadêmicas na graduação e na pós-graduação, privilegiando sua atuação docente nas disciplinas de Didática e Didática Aplicada nos cursos de Licenciatura da UFAC, assim como ministra no PPGE-UFAC, as disciplinas Pesquisa em Educação: questões de teoria e método e Organização do trabalho pedagógico na escola; realiza trabalho de orientação de dissertações e, desenvolve pesquisa, privilegiando temáticas relativas a Pedagogia, a Didática e Formação de Professores, ancorados na Teoria do Materialismo Histórico-Dialético, Pedagogia Histórico-Crítica e aproximações com a Teoria Histórico-Cultural. Sub-coordenadora do GT-4 - Didática/2015/2017 e Coordenadora do GT - 04 - Didática/2017/2019 - ANPED; participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(GEPEFE/FE-USP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional(CELA-UFAC).Tem experiência na Área de Educação com atuação em Supervisão Educacional nas Escolas rurais do Município de Brasiléia-AC, (SEMED, 1988 a 1997); Professora no Curso de Magistério, 2º Grau, nas disciplinas de História da Educação, Filosofia, Filosofia da Educação e Sociologia da Educação (SEE-AC, 1991 a 1994); Supervisão Educacional, Zona urbana (SEE-AC, 1994 a 1997); Gestão e Currículo do Ensino Médio (SEE-AC, 2000 a 2002).