Você está aqui: Página Inicial > DOCENTES > Profa. Dra. Simone Maria Chalub

Profa. Dra. Simone Maria Chalub

Titulação: Doutorado em Educação - UFMT (2016)

Situação: Ex-Docente na Linha 2 Formação de Professores e Trabalho Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2526434368355538

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 2, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ? MPECIM com as disciplina 'Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017, 2018), Fundamentos Teórico- Metodológico na Pesquisa em Educação (2018 e 2019), e na disciplina Prática de Ensino Supervisionada (2019) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II, Iniciação a Extensão e Prática de Ensino de Matemática. É coordenadora do Subprojeto Matemática no Programa Institucional de Residência Pedagógica/ UFAC (2018-2020) e do projeto institucional: Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências ? GEPLIMAC /UFAC. Atua nos grupos de pesquisas: GMAUFAC (Grupo de Matemática Aplicada e Computacional da UFAC), no Grupo de Pesquisa em Lógica e Epistemologia) e no GEPLIMAC/UFAC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos focando principalmente a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da teoria da atividade com algumas inserções na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino de matemática.