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Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC

O GEPEEAC foi criado em 2011 por um grupo de professores/as pesquisadores/as da área de educação, ligados ao antigo Departamento de Educação – DED, hoje Centro de Educação, Letras e Artes – CELA/UFAC. Recém chegados de seu processo de doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais, estes professores resolveram fundar um grupo de estudo que pudesse agregar nos seus quadros estudiosos que focam suas pesquisas nas discussões que envolve a política educacional em suas múltiplas dimensões. De lá para cá o grupo tem se reunido periodicamente, realizando atividades tais como: grupos de estudos, o que tem envolvido professores, alunos da graduação e da pós graduação lato e “strito sensu”, participado de eventos em âmbito local, nacional e internacional, com publicações em livros, revistas, anais de eventos, etc. 

Líder: Profa. Dra. Ednaceli Abreu Damasceno

Vice Líder:  Profa. Dra. Lúcia de Fátima Melo

Demais membros:

  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa – Docente UFAC
  • Adriana Ramos dos Santos – Docente UFAC
  • Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna
  • Alisson Lima Damião - Mestrando em Educação PPGE/UFAC
  • Ana Luce Galvão Moreira - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Ana Regina Azevedo Feitosa - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Anderson Pereira Evangelista - Mestrando em Educação PPGE/UFAC
  • Andressa Rocha Gomes – Bolsista de Iniciação científica
  • Camila Caroline de Lima Silva - Mestranda em Educação PPGE/UFAC
  • Claudia de Souza Martins Lima - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Cleudilanda Paula Pimenta da Silva - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Cristina Ferreira Enes - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Débora Maria Pinto Braidi - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Eduardo Damasceno Mota – Mestre em Educação PPGE/UFAC
  • Elane da Silva Soares - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Emilly Ganum Areal - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Grace Gotelip Cabral – Docente UFAC
  • Jairo da Silva Campos - Mestrando em Educação PPGE/UFAC
  • Jhoney Brandão de Sousa - Mestrando em Educação PPGE/UFAC
  • Karolyne Borges de Melo - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Kátia Soares Bezerra de Lima - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Letícia Mendonça Lopes Ribeiro – Docente UFAC
  • Maria do Rosário Guedes Monteiro - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Maria do Socorro Silva da Costa – Bolsista de Iniciação científica
  • Mário Roberto Machado Torres - Mestre em Educação PPGE/UFAC
  • Paôla Fortunato Cardoso - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Paôla Fortunato Cardoso - Mestranda em Educação PPGE/UFAC
  • Paulo Victor Poncio de Oliveira – Mestre em Educação PPGE/UFAC
  • Rosa Maria Silva Braga - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Soraia Meleiro dos Santos - Mestra em Educação PPGE/UFAC
  • Victor Manoel Alab de Oliveira - Mestre em Educação PPGE/UFAC

 

Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:

  • O trabalho docente e as bases legais de valorização profissional: uma análise dos planos de carreira dos profissionais da educação básica dos municípios do Acre

O projeto de pesquisa ?O trabalho docente e as bases legais de valorização profissional: uma análise dos planos de carreira dos profissionais da educação básica dos municípios do Acre? está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente e tem como objetivo ?analisar o arcabouço normativo relativo aos planos de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação básica dos municípios do estado do Acre, revelando suas configurações e seus desdobramentos como estratégia das políticas de valorização do trabalho docente?. A pesquisa documental envolve a análise dos planos de carreira do magistério dos 22 municípios do estado, dividido por regionais (Regional do Baixo Acre; Regional do Alto Acre; Regional do Tarauacá e Envira; Regional do Purus; e Regional do Juruá) observando seguintes aspectos: ingresso, cargos e funções; jornada de trabalho semanal; fatores de progressão na carreira; composição da remuneração; jornada, entre outros.

Equipe do Projeto:  Ednacelí Abreu Damasceno - Coordenador, Soraia Meleiro dos Santos, Alisson Lima Damião,  Jairo da Silva Campos, Adriana Ribeiro dos Santos - Integrante.

 

  • O trabalho, a identidade e a saúde do diretor de escola no contexto das políticas educacionais no Estado do Acre

O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar questões relacionadas ao trabalho, a identidade e a saúde dos ocupantes da função de diretor de escola na rede pública estadual de educação do Estado do Acre, frente a um contexto em que a gestão dos sistemas e das unidades escolares encontra-se marcado por políticas educacionais que se caracterizam por exigências de melhores resultados e desempenho de seus profissionais. A premissa central do estudo é a de que existe hoje uma supremacia da concepção de gestão escolar permeada por princípios do gerencialismo em detrimento dos princípios da gestão democrática. A pesquisa enfatizará as políticas educacionais em curso no Estado do Acre fazendo um levantamento de quais são estas políticas e em que medida elas têm repercussões na identidade, na saúde e no trabalho dos profissionais responsáveis em parte pela execução destas políticas nas unidades escolares, ou seja, os diretores de escola.

Equipe do Projeto:  Lúcia de Fátima Melo - Coordenador, Ednacelí Abreu Damasceno, Jhoney Brandão de Souza, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa, Adriana Ramos dos Santos,  Caio Moreno Machado Aquino, Andrielly Mesquita Guedes, Débora Maria Pinto Braidi, Karolyne Borges de Melo, Paulo Victor Poncio de Oliveira, Ana Luce Galvão Moreira, Camila Caroline de Lima Silva, Paôla Fortunato Cardoso, Maria do Socorro Silva da Costa, Anderson Pereira Evangelista.