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Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação

Núcleo de Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (NUPGEFE)

O Núcleo de Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (NUPGEFE) congrega professores pesquisadores da área de educação vinculados ao Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e tem como objetivos fundamentais: - Desenvolver estudos e pesquisas sobre temas diretamente relacionados às políticas públicas para a área de educação; - Analisar e investigar como os novos dispositivos de gestão e organização da educação interferem na configuração do trabalho escolar e dos dirigentes das instituições de educação básica; - Investigar as políticas de financiamento e de avaliação da educação na educação básica e da educação superior e seus desdobramentos em termos de ampliação do acesso; - Analisar os impactos das políticas de educação no processo de organização e desenvolvimento da educação escolar no Estado do Acre.

Líder do Grupo: Prof. Dr. Mark Clark Assem de Carvalho

Vice Líder: Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves

Demais membros 

  • Denison Roberto Brana Bezerra (Mestre em Educação/Ex-Orientando-2017)
  • Girlane Orrico Costa (Mestra em Educação, Professora da UFAC)
  • Jean Mauro de Abreu Morais (Mestre em Educação/Ex-Orientando 2016)
  • Josenir de Araujo Calixto (mestre em Educação/Ex-Orientando 2017)
  • Maria do Socorro Lima de Moura (Mestra em Educação/Ex-Orientanda, 2018)
  • Maria Valdiza Ferreira Moniz Andrade (Mestra em Educação, Ex-Orientanda-2017),
  • Mirian Souza da Silva (mestre em Educação, Ex-Orientanda, 2016),
  • Mauro Sérgio Ferreira da Cruz (Mestre em educação)
  • Natharça Mangueira de Sousa (Mestre em educação)
  • Maynara de Souza Melo (Aluna do Curso de Pedagogia - Ufac)
  • Jose Airton de Freitas Pontes Junior, membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Politicas de Avaliação Educacional/IMPA-UECE Educacional (NIAVE/UFCE) (Supervisão de Pós-Doutorado: Bolsa de PNPD/CAPES, (2017), 
  • Rebeca R. do Nascimento Rodrigues (Iniciação Científica: UFAC/CNPq)
  • Disrhaely de O. Ferreira (Iniciação Científica: UFAC/CNPq)
  • Sebastiana Gama dos Santos (Mestranda - PPGE/UFAC)
  •  José Ivo Peres Galvão  (Mestrando - PPGE/UFAC)
  • Gerson da Silva Januário (Mestrando - PPGE/UFAC)
  • Wilse da Silva Brito Filho (Mestrando - PPGE/UFAC)
  • Jessiane Gisele Barroso da Silva (Mestrando - PPGE/UFAC)
  • Adão Rogerio Xavier Silva (Mestrando - PPGE/UFAC)

 

Projeto de Pesquisa em andamento:

  • Inventário dos sistemas públicos escolares no Acre: aspectos históricos evolutivos, características organizacionais e políticas institucionais

A pretensão dos trabalhos que encerram este projeto de pesquisa é a de compor um inventário geral sobre a organização da educação pública no Estado do Acre do período posterior à autonomia político-administrativa ocorrida nos primeiros anos da década de 60 até os dias atuais. O interesse é produzir e desenvolver conhecimentos no campo da educação básica, buscando contribuir para uma melhor explicitação da história da educação no Acre com ênfase na história dos sistemas de ensino (estadual e municipais), ambientando a análise a partir do que pode revelar a realidade social e educacional dos 22 municípios que integram o Estado do Acre, suas instituições escolares, práticas pedagógicas, formas e modelos de organização administrativa e de gestão financeira, políticas e planos governamentais de educação, políticas de desenvolvimento profissional focadas no trabalho dos dirigentes das instituições de ensino, formas de seleção e escolha dos dirigentes da escolas, capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Equipe do Projeto:

Mark Clark Assen de Carvalho, Rafael Marques Gonçalves, Sebastiana Gama dos Santos, Adão Rogerio Xavier Silva, Jessiane Gisele Barroso, José Ivo Peres Galvão 

Financiamento: PROPEG/UFAC - Edital Propeg 03/2018