Você está aqui: Página Inicial > menu > Eventos > VII SEMINÁRIO NORTE DA ANPAE - “POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA”

VII SEMINÁRIO NORTE DA ANPAE - “POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA”

VII SEMINÁRIO NORTE DA ANPAE TERÁ COMO TEMA

“POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA”

Período: Dias 15 a 17 de junho de 2021 (Evento “on line”)
Execução: Coordenação Estadual da ANPAE ACRE

Promoção: ANPAE-NORTE
ANPAE-SEÇÃO ESTADUAL DO ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ e TOCANTINS

Apoio:
ANPAE –Nacional
Programas de Pós Graduação em Educação da UFAC, UNIFAP, UFPA, UFAM e UFT.

JUSTIFICATIVA:

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO – ANPAE-Norte, associação civil de utilidade pública e natureza acadêmica no campo da política e da gestão da educação, que congrega pesquisadores, docentes e estudantes de educação superior; dirigentes e técnicos dos sistemas de ensino; e professores e diretores de escolas de educação básica e outros espaços sociais de educação e formação cidadã assumem, no âmbito da Região Norte, a responsabilidade de lutar pela efetivação do direito à educação de qualidade para todos, por meio de sua participação na construção, execução e avaliação de políticas e práticas de gestão democrática, alicerçadas nos valores éticos da liberdade e da igualdade, da solidariedade e da justiça social, visando à promoção da vida humana digna.
A sétima edição do Seminário Regional tem como objetivos, dentre outros:

• Socializar pesquisas e reflexões desenvolvidas por educadores em distintos espaços sobre as políticas educacionais na Região Amazônica;
  • Fomentar a troca de experiências entre pesquisadores, professores da educação básica, gestores escolares, acadêmicos, professores da educação superior e demais profissionais da educação;
  • Fortalecer o intercâmbio entre os Programas e grupos de pesquisa de Pós-Graduação em Educação na Região Norte;
  • Ampliar e fortalecer o diálogo dos programas de Pós-Graduação em Educação com os sistemas/redes de ensino e as escolas de educação básica.

PÚBLICO A QUEM SE DESTINA

As atividades acadêmicas planejadas para o VII Seminário Norte da ANPAE visam aproximar a comunidade científica da ANPAE, assim como envolver os docentes pesquisadores com atuação nos cursos de educação básica, Graduação e Pós-Graduação que atuam e pesquisam na área de Educação, bolsistas de Iniciação Científica e alunos que se encontram em processo de formação na educação superior.
Convite especial é dirigido aos Poderes Públicos, Gestores dos Sistemas de Ensino e de Unidades Educativas e, especial, aos educadores com exercício profissional na Educação Básica.
O Evento espera contar ainda, com a participação efetiva de representantes de Associações, Sindicatos e Organizações Não governamentais da área educacional, a fim de que possam refletir a respeito das suas práticas institucionais com a mediação dos resultados das pesquisas socializadas.

EIXOS TEMÁTICOS

• Política e Planejamento da gestão da educação básica e superior.
  • Políticas Públicas e Financiamento da Educação.
  • Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.
  • Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
  • Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais

PROGRAMAÇÃO
DIA 15/06 – às 18 horas- Conferência de Abertura – “Políticas, administração e o caráter público da educação: desafios em tempos de resistência” –

Expositor: Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira  –Presidente da ANPAE”
Coordenação: Prof.ª Drª Ney Cristina M. Oliveira (Vice-Norte/ANPAE):

Link para assistir no YouTube: https://youtu.be/ZNjA32FcgE4

Dia 16/06 - 16h – 1ª Mesa Redonda – “A pesquisa em política e administração da educação nos programas de pós-graduação da Região Norte” – Expositores:

Expositores:
Prof. Dr. Ronaldo Lima Araujo (PPEB/PGEDA/UFPA), Profa. Dra. Lilia Imbiriba Colares (PPGE/UFOPA), Prof. Dr. Antonio Carlos Maciel (PPGE/PGEDA/UNIR), Profa. Dra. Antonia Andrade (PPGE/UNIFAP/Anpae-AP), Profa. Dra. Terezinha Andrade Monteiro dos Santos (PPGED/UFPA/Anpae/PA)
Coordenação: Profa. Dra. Lúcia de Fátima Melo (PPGE/UFAC)
Link para assistir no YouTube: https://youtu.be/nbtv1qz5QdY

Dia 16/06 - 18h30 – 2ª Mesa Redonda - “O Financiamento da Educação no Brasil: entre o público e o privado”

Expositores:
Prof. Dr. José Marcelino Pinto (USP), Prof. Dr. Fabrício Carvalho (UFPA/Anpae/PA), Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob (UFPA),
Prof. Dr. André Guimarães (UNIFAP/Anpae/AP)
Coordenação: Prof. Dr. André Guimarães (UNIFAP/Anpae/AP)
Link para assistir no YouTube: https://youtu.be/OoBVxmJAP_E

Dia 17/06 - 16h – 3ª Mesa Redonda: “A garantia do Direito à Educação na Região Norte num cenário de pandemia” –

Expositores:
Profa. Dinair Leal da Hora (UFPA/Anpae-PA), Profa. Dra. Ângela Oliveira (UFAM/Anpae-AM), Profa. Helena Simões (UNIFAP), Profa Rosilene Lagares (UFT/Anpae-TO);
Coordenação: Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves (UFAC)
Link para assistir no YouTube: https://youtu.be/RCgze7JFDoE

Dia 17/06  - 18h - Conferência de Encerramento: “Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Políticas Educacionais”

Expositor: Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG)