Você está aqui: Página Inicial > menu > Notícias > PPGE/UFAC obtém nota 4 na avaliação quadrienal (2017/2020) Capes

PPGE/UFAC obtém nota 4 na avaliação quadrienal (2017/2020) Capes

Na segunda-feira (12/9), a Capes publicou, oficialmente, o resultado preliminar da avaliação dos programas de pós-graduação de todo o país na quadrienal 2017-2020. Nessa avaliação, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC) logrou êxito, obtendo conceitos de Bom a Muito Bom, com a nota 4, o que indica que vem se consolidando como o único Mestrado Acadêmico da Área de Educação no Estado do Acre, fortalecendo nossa participação no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

É importante destacar que tudo isso vem coroar um trabalho coletivo que começou em 2014, mas que adquiriram novos contornos/rumos nos últimos anos, contando sempre com a participação do colegiado do curso, seus professores, secretaria (na pessoa do Roney), mestrandos e egressos. Procuramos estudar a fundo as orientações e os documentos da Área de Educação junto a CAPES e se utilizando dos instrumentos da Autoavaliação e do Planejamento Estratégico passamos a implementar um conjunto de ações que envolveu: definição de normas claras de credenciamento e descredenciamento de docentes, aumento das vagas e revisão nos processos de ingresso, publicização no site de nossas ações, acompanhamento sistemático de discentes e dos egressos, cumprimento de prazos das qualificações e defesas,  ampliação da produção de docentes, discentes e egressos, realização de eventos, entre outras. Não podemos de deixar de registrar que contamos com o apoio institucional, por meio da Propeg, somos gratos.

O PPGE/UFAC sai fortalecido com essa avaliação e a obtenção deste conceito reafirma nossa identidade e nossa vocação que é de promover a formação de mestres em educação em consonância com os princípios de construção uma escola pública democrática e de qualidade social, voltada para o desenvolvimento da região; desenvolver a pesquisa e a docência para potencializar a formação de professores e pesquisadores frente a realidade educacional brasileira com ênfase nas questões regionais; promover a divulgação do conhecimento produzido e estimular a cooperação entre pesquisadores da região norte com as demais instituições de pesquisa do País.

No que diz respeito às políticas de inclusão, desde o ano de 2014, o PPGE/UFAC tem assegurado reserva de vagas para pessoas indígenas, pessoas pretas, pardas e pessoas com deficiência, por entender que estamos em uma universidade pública e que todos devem ter acesso, assim reafirmamos nosso compromisso com as políticas de ações afirmativas.

QUEREMOS registrar o trabalho e o envolvimento de docentes, mestrando(a)s, corpo técnico-administrativo e egressos na construção de um PPGE/UFAC forte e em processo de consolidação e expansão.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES...

Rio Branco-Acre, 27 de setembro de 2022.

A COORDENAÇÃO