Impacto Social
Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa.
A implantação do Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Acre/UFAC, no ano de 2014, além de representar e atender anseios antigos dos egressos dos cursos de graduação da IES sobretudo dos egressos dos cursos de licenciatura, também representou a possibilidade efetiva de fomentar, institucionalizar e promover o adensamento da pesquisa educacional, de investigação cientifica e da produção acadêmica sobre temas e questões candentes da educação acreana, os quais se apresentam como terreno fértil para investigação e seara até então pouco explorada. Importante registrar que, até antes da vigência do PPGE, as poucas pesquisas em educação que se debruçavam sobre a realidade da educacional acreana ficavam circunscritas aos trabalhos de dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidos por docentes da UFAC que quando de seus percursos de qualificação acadêmica, em outros centros urbanos em programas de pós-graduação voltavam seus estudos para alguma questão diretamente afeta ao campo da educação no Acre. Não raro, essas investigações se encarregavam tão somente de atender as exigências que garantiriam a titulação do(a) professor(a), porém com pouca ou nenhuma conexão e/ou inserção estabelecida em termos de diálogo com os problemas presentes no sistema público de ensino, tampouco com as demandas recorrentes das escolas rede pública de ensino, por exemplo.
Além disso, essas dissertações e teses, com raríssimas exceções, chegaram a adquirir visibilidade seja através da publicação de seus resultados em forma de livros, capítulos de livros ou artigos publicados em periódicos especializados na área. Prova inequívoca dessa realidade pode ser mensurada frente a constatação de que antes do Mestrado em Educação a maior parte da produção dos professores da área de educação da UFAC era identificada sob forma de apresentação de trabalhos (comunicação oral) principalmente e resumos em anais de eventos.
A implantação do Mestrado Acadêmico tendo como área de concentração a Educação e a configuração das linhas de suas duas linhas de pesquisa: “Políticas e Gestão Educacional e Formação de Professores e Trabalho Docente” funciona como um marcador das mudanças e inovações que vêm no bojo do processo de desenvolvimento do PPGE/UFAC nesses últimos anos.
Os projetos de pesquisa institucionalizados e desenvolvidos pelos docentes (professores permanentes e colaboradores) em articulação com o crescimento dos grupos de pesquisa certificados no CNPq, as propostas de projeto de pesquisa apresentadas pelos(as) mestrandos (as) e as dissertações deles resultantes, potencialmente vêm contribuído para promover a crítica, a problematização e a reflexão sobre os efeitos, implicações e decorrências das políticas públicas educacionais implantadas no Estado em suas diferentes dimensões e interfaces, a análise dos programas e projetos de formação de professores (seja a formação inicial, seja a formação continuada) e a maneira como estas iniciativas reverberam sobre o trabalho docente, a qualidade da educação e a ampliação do direito à educação no Estado do Acre estão no centro dessas investigações.
No ambiente interno da UFAC é patente o reconhecimento de que o advento do Mestrado da Educação não se constituiu em apenas mais um programa de pós-graduação ofertado pela IES à comunidade. Notadamente, o PPGE/UFAC vem contribuindo de forma bastante significativa para reposicionar a área de educação e as pesquisas a ela correlatas no contexto do desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no contexto local e regional, buscando ampliar a conexão de saberes, o diálogo com as questões que pautam o debate no campo da educação no plano nacional. Notadamente, houve um incremento e um crescimento no número de grupos de pesquisa, no volume de pesquisa e da produção intelectual, aspecto que também contribuiu para imprimir outra relação entre a pós-graduação e a graduação, seja pelo aumento da participação dos professores na Iniciação Cientifica (PIBIC), seja por uma maior inserção na orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação.
Na esteira desse movimento vem se corporificando no âmbito do PPGE/UFAC desde o ano de 2016 um significativo número de defesas de dissertações de mestrado que versam e aprofundam a reflexão sobre questões e problemáticas da educação superior e da educação básica, impulsionando a produção acadêmico-cientifica, a socialização e a disseminação do conhecimento a partir da produção local e materializada em produções autorais, em regime de parceria entre professores e orientados veiculadas em diferentes meios de divulgação, principalmente em periódicos especializados na área de educação sob forma de artigo ou no formato de livros ou capítulos de livros. Dentre as revistas da área importante citar a veiculação de trabalhos de docentes e mestrandos da UFAC nos em diversos periódicos. Relativamente às dissertações transformadas em livros ou mesmo as coletâneas organizadas pelos docentes do PPGE/UFAC se destacam tanto editoras universitárias quanto editoras comerciais.
No contexto local, uma ação a qual se pode computar caráter inovador da produção derivada das pesquisas e dissertações produzidas no PPGE/UFAC está referenciada às ações que docentes e discentes tem sido chamados a desenvolverem junto às redes públicas estadual e municipal de Rio Branco para assumirem cursos de formação continuada, ministrarem palestras, desenvolverem oficinas, prestarem assessoria pedagógica ou mesmo para apresentarem os resultados de suas pesquisas reportadas aos problemas da educação básica acreana, numa clara demonstração de retorno e satisfação à comunidade. Nesse mesmo contexto e em mão invertida, também os profissionais da educação e dirigentes do sistema público de educação do Acre têm sido chamados a participarem de atividades e discussões no âmbito do PPGE/UFAC como, por exemplo, durante as atividades do Seminário de Pesquisa Educacional do Acre, em rodas de conversas dentro da programação das disciplinas obrigatórias ofertadas no Curso.
Impacto econômico, social e cultural do programa
Um fator que responde muito diretamente pelo impacto de natureza econômica, social e cultural do PPGE/UFAC não pode ser desvinculado da questão da titulação de quadros profissionais da própria UFAC (professores e técnicos administrativos) e professores do Colégio de Aplicação da UFAC, professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), professores das redes públicas estadual e municipal de Rio Branco principalmente, mas também de profissionais da educação oriundos de outros municípios do interior do Acre e de até de estados vizinhos como é o caso de Rondônia e Amazonas. Relativamente aos professores integrantes do quadro permanente da UFAC que realizaram Mestrado em Educação na IES, no total de 06 (seis) professores, todos se encontram hoje cursando doutorado na área de educação ou em áreas afins.
Sobre esse universo de professores importa dizer que além da obtenção do título, houve a possibilidade de progressão na carreira o que lhes assegurou melhorias salariais, além de projetá-los para vislumbrarem possibilidades de continuidade de seus estudos em termos de qualificação em outros programas de pós-graduação fora do Estado. Os técnicos administrativos/ técnicos em assuntos educacionais pertencentes ao quadro administrativo da UFAC titulados pelo PPGE tiveram assegurados seus direitos e ganhos salariais na estrutura de carreira, estando todos eles exercendo funções de assessoramento técnico junto a diferentes setores da administração superior, com destaque para o fato de uma Técnica em Assuntos Educacionais (TAE), egressa da primeira turma, que se encontra cursando doutorado. A mesma situação também pode ser verificada junto aos egressos do Mestrado em Educação que são professores do Colégio de Aplicação da UFAC, os quais tiveram progressão por titulação dentro da estrutura do plano de carreira dos servidores classificados como EBTT, com o destaque para o fato de que um desses egressos responde hoje pela Direção do Colégio, se encontrando presentemente no exercício do mandato.
No caso dos docentes pertencentes ao quadro do IFAC que cursaram mestrado em educação na UFAC em um total de 03 (três), um deles está fazendo doutorado. Sobre os técnicos administrativos vinculados ao IFAC e egressos do PPPGE/UFAC, sabe-se, por exemplo, que a eles também lhes foi assegurado progressão na carreira por titulação de acordo com a estrutura do plano de carreira dos servidores EBTT. Não resta dúvida que um dos principais beneficiários da ação de formação e qualificação desenvolvida pelo PPG/UFAC tem sido o sistema público de ensino do Estado do Acre de onde advém a maior demanda por qualificação e para onde tem sido dado maior retorno em termos quantitativos a considerar que dentre os profissionais da educação básica titulados pelo PPGE/UFAC tem-se professores (as) do ensino fundamental e do ensino médio que, ou estão no exercício da docência em escolas públicas, ou a ocupar funções de natureza técnica na estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Educação/SEE-AC e da Secretaria Municipal de Rio Branco/SEME, inclusive, exercendo mandatos eletivos na gestão de escolas da rede pública de ensino.
Dos poucos mais de 100 (cem) mestres em educação certificados pelo PPGE/UFAC, 50% deles são professores e técnicos da rede pública de ensino. Conveniente ressaltar que alguns desses profissionais realizaram seus cursos de mestrado em diferentes condições em termos de incentivos para qualificação: alguns com afastamento parcial, outros com afastamento integral enquanto que alguns não tiveram nenhum tipo de afastamento para qualificação, tendo que fazer compensação de carga horária em função das ausências geradas. Independentemente do tipo de apoio ou investimento, fato é que as redes públicas de ensino passaram a dispor em um curto intervalo de tempo de profissionais qualificados para atender diferentes demandas do sistema de ensino.
A todos(as) que são professores (as) efetivos, pela estrutura do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), foi-lhes assegurado incentivo por titulação sobre os seus vencimentos que variam entre 12% a 15% e mais progressão funcional com progressão vertical na carreira do magistério público de educação básica. Dos egressos do PPGE/UFAC que são professores da educação básica, atualmente se tem 05 (cinco) deles em processo de doutoramento.
Outro fator que pode ser adicionado nessa questão é aquele que indica para a absorção dos egressos do PPGE/UFAC na educação superior, a julgar que alguns foram aprovados em processos seletivos realizados pela UFAC para atuarem com professores substitutos com contratos temporários que varia de 06 a 24 meses; outros foram selecionados para ministrarem disciplinas através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR-UFAC, além de ingresso de um número considerável desses egressos nas instituições particulares de ensino superior, sobretudo as que estão situadas em Rio Branco.
Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa.
O PPGE/UFAC pode ser considerado um programa relativamente novo visto ter iniciado suas atividades em 2014 e estar concluindo para primeira vez o ciclo avaliativo da pós-graduação dentro do novo ordenamento de avaliação proposto pela CAPES. No quesito da internacionalização em que pese o fato de a Universidade Federal do Acre/UFAC está situada em uma região fronteiriça com países como a Bolívia e o Peru, as inserções existentes se dão por força dos acordos de cooperação que se dão de forma institucional. Contudo, o PPGE/UFAC teve uma experiencia concreta de internacionalização com o ingresso da aluna Yarlis Yanet Conde Herrera.
No que se refere à questão da inserção em contexto local as ações do PPGE/UFAC têm adquirido notoriedade vide as atividades e programação que dão forma ao Seminário de Pesquisa Educacional do Acre que em suas duas edições (2016 e 2019) conseguiu mobilizar e atrair a atenção de alunos, egressos e professores da rede pública de ensino e também da educação superior. Um evento que simboliza bem a questão da articulação e inserção regional pode ser mensurado através da realização da II Reunião Cientifica da ANPED Norte sediada na UFAC e se encontra em curso a preparação do VII Seminário Regional da ANPAE Norte para junho de 2021 (evento virtual). Sobre esse evento é interessante observar que a partir da mobilização de professores e pesquisadores vinculados da Linha de Políticas e Gestão Educacional e mestrandos houve uma adesão significativa a entidade, o que acabou por permitir a transformação da Coordenação Estadual da ANPAE/AC e Seção Estadual Ac da ANPAE, inclusive com indicação de nomes para a eleição da diretoria em 2021.
Outra questão que serve para configurar a inserção regional do PPGE pode também ser identificada também se considerarmos os trânsitos entre pesquisadores do PPGE/UFAC em outras instituições como, por exemplo, UFPA e UNIR. Em relação à primeira instituição isto pode ser dimensionado a partir de diferentes episódios que vão desde a participação reciproca de pesquisadores de ambas instituições em bancas de qualificação e de defesa de dissertação de mestrado particularmente no Programa de Currículo e Gestão da Escola Básica; na formulação conjunta de um Programa de Cooperação Acadêmica entre a UFPR, UFPA e UFAC, o que já viabilizou a conclusão de estágio pós-doutoral de um docente do PPGE/UFAC na UFPA em 2020 e a indicação de outras quatro saídas para processo análogo na UFPR e na UFPA.
Nessa articulação regional com vistas ao fortalecimento da pós-graduação graduação em educação na Região Norte é pertinente situar a participação e condição da UFAC como instituição associada no Programa de Doutorado em Educação da Rede Educanorte, projeto pioneiro e inovador na região que congrega esforços de 09 universidades da Região Norte frente ao desafio de formar e fixar doutores em educação na Região Amazônica, uma das regiões de mais baixa densidade em termos de qualificação em diferentes áreas, inclusive na área de educação. Uma questão que denota também ampliação das ações do PPGE/UFAC em termos de articulação regional e nacional pode ser situada também face o quantitativo de sócios seja na ANPED, seja em outras entidades científicas da área como é o caso da própria ANPAE, ABCD, ANFOPE dentre outras, além da inserção de pesquisadores em fóruns de discussão das questões educacionais em âmbito nacional a exemplo do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais de Coordenadores do Parfor, Fórum Nacional Popular de Educação, etc.
No que se refere ainda a articulação regional convém situar e ressaltar a participação de professores, alunos e egressos do PPGE no Projeto de Pesquisa Regional “Formação e Trabalho Pedagógico em Tempos de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepções desde a Amazônia Legal”, iniciado em 2020 e que integra pesquisadores de diferentes estados e instituições de ensino superior da Região Norte. Nesse mesmo formato pode-se também por em relevo o Projeto “CECAMPE/Norte”- Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais/CECAMPE-Norte “atua na perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para a qualificação da execução do PDDE e suas ações integradas, além da Política de Transporte Escolar. Trata-se de um projeto regional coordenado pela UFPA sendo que as ações no Acre estão sob a coordenação de um docente do PPGE/UFAC e demais pesquisadores vinculados ao seu grupo de pesquisa, inclusive mestrandos sob sua orientação.