Você está aqui: Página Inicial > menu > Planejamento de desenvolvimento estratégico
conteúdo

Planejamento de desenvolvimento estratégico

O Planejamento de Desenvolvimento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/Ufac foi elaborado visando não só a atender às exigências estabelecidas pela Capes, no tocante ao processo de avaliação e autoavaliação dos programas, mas com a perspectiva de termos um planejamento que pudesse apontar nossos objetivos, metas, ações, perspectivas, traçando estratégias operacionais capazes de alcançar o crescimento e a consolidação do PPGE.

Para tanto, o PPGE/Ufac criou uma comissão, portaria anexa, com o objetivo de elaborar, acompanhar e avaliar o Plano de Desenvolvimento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Ufac, composta por professores, mestrandos e técnicos administrativos do programa. Nesse processo, procuramos levar em consideração aspectos que dizem respeito às dimensões “sucesso do aluno”, “sucesso do professor e dos técnicos” e “sucesso do programa de maneira global".

O processo de elaboração do Planejamento Estratégico do PPGE procurou observar o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/Ufac (2021-2024), o Planejamento e Gestão Estratégica Ufac 2014-2023, a Autoavaliação Institucional, a Ficha de Avaliação e a Autoavaliação do Programa, buscando um alinhamento. Procuramos construir um planejamento que fosse exequível, capaz de observar as necessidades regionais, nacionais e internacionais.

O Planejamento do PPGE/Ufac encontra-se ancorado na necessidade de maior organização de nossas ações, que nos permita crescimento, visibilidade e consolidação. Para tanto, elaboramos uma planilha com a seguinte descrição:

. Problema: descreve o problema identificado, mediante Autoavaliação do PPGE.

. Capacidade de enfrentamento: descreve a capacidade do programa de enfrentar o problema; refere-se à governabilidade das ações (baixa, média e alta).

. Prazo: descreve o prazo de que necessita para que a ação seja implementada (curto, médio, longo).

. Descritores: explica-se a situação atual por meio de descritores principais.

. Causas: descrevem-se as principais causas relacionadas ao problema.

. Ações: descrevem-se as ações necessárias para enfrentamento do problema.

. Resultado: apresenta-se o resultado esperado após a implementação das ações propostas, que serão os parâmetros para a avaliação futura do planejamento.

No planejamento estratégico, foram observadas questões cruciais que dizem respeito às nossas metas de crescimento, visando: a consolidação do programa; a necessidade de um plano permanente de atualização acadêmica dos docentes permanentes; o plano de modernização/expansão da infraestrutura física e dos recursos humanos; a política de apoio a docentes e discentes para participação em eventos científicos da área, entre outras questões.

Elencamos algumas metas de planejamento com vistas a melhorar o PPGE:

- Consolidar o programa e aprovar APCN de Doutorado em Educação;

- Fortalecer as linhas de pesquisas e projetos em andamento;

- Ajustar/reavaliar regularmente o PPC do curso, incluindo novas disciplinas (quando necessário);

- Aumentar a quantidade de projetos de pesquisa com financiamento interno e externo;

- Diversificar as pesquisas;

- Fortalecer e transformar o Periódico Científico Navegações: revista de estudos e pesquisa em Educação como o periódico do PPGE/Ufac, como uma das estratégias para promover as ações desenvolvidas pelo PPGE e sua relação com a comunidade acadêmica;

- Incentivar e buscar saídas financeiras, junto à administração superior, de modo a garantir uma maior participação dos mestrandos e professores em eventos de alcance internacional, nacional e regional;

- Buscar a ampliação de espaços físicos e de laboratórios, de modo a atender de forma satisfatória às necessidades do PPGE;

- Aprimorar a página Web do Programa, tornando-a mais acessível e sempre atualizada;

- Investir na internacionalização da IES e do programa, procurando estabelecer parcerias com a chamada Região do MAP, mantendo uma política de solidariedade com nossos países vizinhos Bolívia e Peru, por meio dos departamentos de Madre de Dios (Peru) e Pando (Bolívia), os quais, assim como o estado do Acre (Brasil), formam a região denominada MAP. Compreendendo a importância dessa região, o PPGE/Ufac vislumbra traçar um apoio ao desenvolvimento da região MAP, no tocante a uma interação e apoio ao desenvolvimento de cursos de pós-graduação em Pando e Madre de Dios, por meio de ações do PPGE/Ufac, em cooperação com IES da região do MAP, buscando, por meio dessa ação, a internacionalização do programa;

- Ampliar o número de vagas/ingresso, com o credenciamento de novos docentes;

- Lutar por políticas de valorização da pós-graduação, com financiamento para as pesquisas, como forma de definir estratégias de fortalecimento da produção técnica e bibliográfica dos docentes e discentes;

- Aprimorar as estratégias de acompanhamento dos egressos;

Por fim, ressaltamos que o processo de construção do Planejamento Estratégico do PPGE/Ufac resultou de um processo de discussão coletiva traçada com a participação de todos os docentes do programa, representante discente e dos egressos, de modo a garantir a fidelidade dos dados. O Planejamento de Desenvolvimento Estratégico do PPGE/Ufac encontra-se, em sua íntegra, anexo à plataforma sucupira.

Sendo assim, nosso Planejamento Estratégico é permanente, está alinhado/articulado ao Planejamento de Desenvolvimento da Instituição, com vistas a cumprir os objetivos traçados, a missão do programa e os objetivos de ampliação/crescimento traçados. Por meio da integração entre docentes, discentes, egressos e comunidade acadêmica, em um processo dialógico de escuta, consiste em uma política que incentiva e inova, no que se refere à transferência de conhecimento, causando impactos significativos em perspectiva social e acadêmica. Sem perder de vista, ainda, as metas de crescimento, como a ampliação do número de docentes permanentes, orientações de mestrado, aprovação do doutorado e com a consolidação local, a busca pela internacionalização de forma mais efetiva. Há regularidade nos processos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes, por meio de editais (anexos), com processo transparente e análise de mérito e integração dos candidatos docentes à área de concentração, linhas de pesquisa e projetos em andamento. O PPGE tem se inserido nas redes sociais, nas plataformas de streaming, tem realizado um conjunto de ações de extensão com vistas a dialogar com as redes de ensino.

Para 2025, início do novo ciclo avaliativo, estamos criando um Studio de podcast, para potencializar nosso alcance por meio da internet e conseguir levar as discussões realizadas no PPG, em parceria com instituições externa, aos demais municípios acreanos, à Região Norte e às demais regiões do país.

No que se refere ao planejamento estratégico para participação dos nossos docentes e discentes em eventos da área da educação, temos adotado a política de direcionar os recursos do programa, a exemplo do PROAP, para auxílios ao pesquisador com trabalhos aprovados nos eventos científicos. Com isso, temos garantido a participação de nosso corpo discente e docente em eventos como a ANPEd e outras associações, como ANFOPE, ANPAE, ABALF, ENDIPE, entre outros. A instituição, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Pró-Reitoria de extensão, tem lançado regularmente editais de apoio à participação em eventos. Dessa maneira, docentes e discentes do PPGE têm conseguido participar dos principais eventos da área (editais anexos). Destacamos, por fim, que todo esse processo de planejamento é realizado em diálogo com a comunidade acadêmica do PPGE, coordenado pela Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGE, que conta com representantes docentes, discentes e egressos, de ambas as linhas do programa e do segmento de técnicos administrativos vinculados ao PPGE.