Você está aqui: Página Inicial > grupos > Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos

O Grupo tem sua origem em 2016 com a participação de estudantes da graduação do Campus Floresta da UFAC. Desde 2017 gradativamente foi ampliando suas atividades com a inserção de pesquisadores e estudantes vinculados a iniciação científica. No ano de 2018 mudou seu local de trabalho para o Campus Sede da UFAC na cidade de Rio Branco-AC vinculando-se ao Núcleo de Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação, bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC) onde desenvolve suas atividades na linha de pesquisa: Gestão e Políticas Educacionais, priorizando a temática do Currículo e seus campos de desdobramentos teóricos. O GpPPC/UFAC é também vinculado ao GT 12-Currículo da Anped e a Associação Brasileira de Currículo – ABdC.

O grupo busca promover ações acadêmicas e científicas para compreender os processos de tessitura das relações políticaspráticas nos/dos cotidianos escolares em prol da legitimação destes espaçostempos como lócus de tessitura de políticas nos currículos pensadospraticados. Neste sentido, fazem parte de nossas atividades pesquisadores, em âmbito nacional e internacional, que buscam atuar nas discussões teóricas-epistemológicas-políticas, a saber: Cotidiano escolar e redes educativas; Políticas e práticas de Currículo; Gestão Escolar; Políticas públicas e educação. A produção do grupo pretende-se concentrar em torno das noções de criação de currículos pensados/praticado tecidos em redes e da compreensão do trabalho docente como criação cotidiana de políticas com potencial emancipatório, bem como se articulando a dimensão acadêmica da área das Políticas públicas e da Gestão escolar.

Site do Grupo: www.politicaspraticas.com

Líder: Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves

Demais membros:

• Prof. Me. Allan de Carvalho Rodrigues - Doutorando em Educação Proped/UERJ
  • Prof. Me. Carlos Augusto de Santana Sobral - Mestre em Educação PPGE/UFAC
  • Manoel de Souza Araujo - Mestrando em Educação PPGE/UFAC
  • Talita Pereira de Almeida  - Mestranda em Educação PPGE/UFAC
  • Yarlis Yaneth Conde Herrera  - Mestranda em Educação PPGE/UFAC
  • Arnan Felix dos Santos Gomes  - Bolsista de IC
  • José Roberto  - Bolsista de IC
  • João Vitor de Souza - Bolsista de IC
  • Veronisia Viana da Costa  - Bolsista de IC

Projeto de Pesquisa em Andamento:

• Currículos e Narrativas: relações polítcaspráticas nos cotidianos escolares

O projeto pretende atuar no conjunto das narrativas das relações politicopráticas da tessitura dos currículos pensadospraticados no/do cotidiano escolar, espaçotempo onde buscamos a emergência de redes de fazeressaberes e significações, que problematizam o currículo oficialmente proposto/prescrito. O objetivo é compreender a pluralidade de modos dos fazer, as tensões, as disputas e as redes de influência que perpassam as práticas curriculares cotidianas, entendendo estas como espaço de negociação, ambivalência e fronteira em que se encontram e dialogam diferentes culturas e experiências sociais, desinvisibilizando as artes de fazer cotidiana e suas formas de resistência. De natureza qualitativa a pesquisa conta com o aporte teórico das noções de Michel de Certeau, Boaventura Santos e Stephen Ball, bem como ainda o aporte metodológico das pesquisas nos/dos/com os cotidianos e o trabalho com as narrativas de professoras, sejam estas imagéticas ou ainda histórias de vida e relatos de suas práticas.

Equipe do Projeto: Rafael Marques Gonçalves – Coordenador, Allan de Carvalho Rodrigues, Manoel de Souza Araujo, Talita Pereira de Almeida, Arnan Felix Dos Santos Gomes, Luis Fernando Cerqueira Silva, Veronisa Viana da Costa.

Financiamento: PROPEG/UFAC - Edital Propeg 03/2018