|
Data da Defesa |
Aluno(a)
|
|
Orientador(a)
|
81
|
10/07/2024
|
Raika Ferreira Moreira
|
|
Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira
|
80
|
16/05/2024
|
Priscila de Araújo Holanda
|
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
|
79
|
09/05/2024
|
Erasmo Marinho Lessa
|
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
|
78
|
02/05/2024
|
Neerolda da Costa Bicharra
|
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
|
77
|
29/04/2024
|
Yara Suelen Dantas da Silva
|
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
|
76
|
08/04/2024
|
Cleiton Dalbem de Souza
|
|
Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto
|
75
|
20/12/2023
|
Elissângela Moura da Silva
|
|
Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes
|
74
|
14/12/2023
|
Anderson Barboza da Silva
|
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
|
73
|
31/03/2023
|
Suiane de Freitas Lima de Araújo
|
|
Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto
|
72
|
27/03/2023
|
Nayanne Braga do Nascimento Oliveira
|
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
|
71
|
23/03/2023
|
Keyla Marcelle Gatinho Silva
|
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
|
70
|
17/03/2023
|
Marli Gadelha Mendes
|
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
|
69
|
07/02/2023
|
Jarner Acosta Oliveira
|
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
|
68
|
1º/02/2023
|
Lucas Fernando Gonçalves Souza
|
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
|
67 |
26/08/2021 |
Mirian Teles da Costa
|
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
|
66 |
06/08/2021 |
Fabíola Tarcila Baquer de Barros
|
Da realeza velada ao autodescobrimento:
uma proposta de leitura proficiente a partir da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
65 |
09/04/2021 |
Christia Monteiro da Rocha
|
O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do Projeto de Letramento: leitura e escrita de texto multimodal/multissemiótico no nono ano do Ensino Fundamental
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
64 |
23/04/2021 |
Camila da Silva Martins
|
Do documentário à resenha crítica:
proposta de leitura e produção de textos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
63 |
17/12/2020 |
Letícia Lopes de Almeida |
Cordelizar o Bem-amado:
jogo e humor - uma proposta literária a distância, sem distância
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
62 |
26/11/2020 |
- Joel Gonçalves da Silva
|
Entre rimas e versos:
o cordel como estratégia de leitura na Educação de Jovens e Adultos
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
61 |
05/11/2020 |
- Karina da Silva Souza
|
Mediação e leitura do texto multissemiótico em uma turma de sexto ano
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
60 |
25/09/2020 |
- Mychelli de Oliveira Costa Dantas
|
Palavras escritas no 6º ano do Ensino Fundamental:
o uso de games como ferramenta de ensino-aprendizagem na aula de Língua Portuguesa
|
Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto |
59 |
07/07/2020 |
- Carmem Cesarina Braga de Oliveira
|
Leitura Literária:
o microconto como estratégia de aproximação texto-leitor em sala de aula
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
58 |
06/07/2020 |
- Maria José Oliveira Maia
|
A Poesia e o Letramento Literário:
a contribuição da poesia de Fernando Pessoa para a formação do leitor no Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
57 |
1º/07/2020 |
- Anne Helen Vieira de Farias
|
Retextualização do conto popular: os resultados de uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes |
56 |
26/06/2020 |
Antonia Mikelce Souza da Silva |
A seleção lexical como recurso da manutenção temática na produção de contos de assombração
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
55 |
05/06/2020 |
Marcieli Souza de Oliveira
|
A inserção de texto multimodal para formação de leitores e escritores no Ensino Fundamental II: gênero cartum
|
Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes |
54 |
08/05/2020 |
Francivete Lopes Barroso
|
Estudo de alguns aspectos da variação linguística em narrativas orais:
uma aplicação de atividades no Ensino Fundamental II
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
53 |
06/03/2020 |
Airton de Mesquita Silva |
Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
52 |
28/02/2020 |
Ivonete Nink Soares |
O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
51 |
27/09/2019 |
Precília Achermann Vieira |
Projeto de Letramento:
um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
50 |
27/09/2019 |
Raquel Matos Maciel |
Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
49 |
10/09/2019 |
Andréia Frez de Jesus |
Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
48 |
29/07/2019 |
Mauricélia de Melo Souza |
Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
47 |
24/07/2019 |
Ivânia Maria Costa de Matos |
Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
46 |
24/05/2019 |
Ana Emília Pereira Vasconcelos |
A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
45 |
17/05/2019 |
Valdineia da Luz Meira Machado |
Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
44 |
26/04/2019 |
Cíntia Almeida da Silva e Silva |
Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
43 |
25/04/2019 |
Neiva Lopes da Silva |
Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
42 |
11/04/2019 |
Jocilene D’ávila da Silva |
A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
41 |
29/03/2019 |
Emanuely Monteiro Celestino |
Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
40 |
29/03/2019 |
Michelly Moura dos Santos |
Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
39 |
24/08/2018 |
Vera Lúcia Pires |
Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
38 |
25/06/2018 |
Cássio Almeida da Silva |
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
37 |
29/05/2018 |
Verônica Diniz da Silva |
Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
36 |
21/05/2018 |
Denize Nogueira Magalhães |
A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula
|
Profa. Dra. Rosane Garcia Silva |
35 |
10/05/2018 |
Michelle Braz Nogueira |
O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
34 |
16/03/2018 |
Michele Assunção Lima |
A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II
|
Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes |
33 |
13/03/2018 |
José Adailton Pinto de Souza |
O tratamento da variação linguística em letras de músicas
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
32 |
13/03/2018 |
Pedrinho Nascimento da Silva |
A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
31 |
16/02/2018 |
Célia Maria Barbosa de Moraes |
Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
30 |
09/02/2018 |
Maria das Dores Melo de Souza |
Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
29 |
08/11/2017 |
Maria Cilene Gonçalves Gaspar |
Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe
|
Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes |
28 |
30/08/2017 |
Feliciano Cândido Parente |
Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do Ensino Fundamental
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
27 |
31/05/2017 |
Marilene Pereira Salazar |
O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita
|
Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes |
26 |
30/05/2017 |
Andréia Cosme de Oliveira |
Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
25 |
30/05/2017 |
Felipe Lopes de Lima |
O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
24 |
30/05/2017 |
Marcos Neves Fonseca |
A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
23 |
24/05/2017 |
Alan Henrique Oliveira de Almeida |
Produção de contos em ambientes de escrita colaborativa na web: uma proposta didática para o ensino digital de língua portuguesa
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
22 |
16/03/2017 |
Marcelo Nascimento Feitosa |
A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
21 |
21/12/2016 |
Maria Luana de Araújo Cunha |
A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no Ensino Fundamental
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
20 |
19/12/2016 |
Rosa Maria Lima Guimarães |
A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
19 |
07/11/2016 |
Tiago Tavares de Sá |
Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
18 |
28/08/2015 |
Izabel Goulart Simonete |
Práticas de ensino da leitura no contexto dos multiletramentos
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
17 |
28/08/2015 |
Márcia Aparecida Alberto Magalhães |
Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
16 |
27/08/2015 |
Hermínia Silva de Souza |
Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
15 |
27/08/2015 |
Maria Expedita Fontenele Alves |
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
14 |
26/08/2015 |
Auxiliadora Carvalho da Rocha |
A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica
|
Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves |
13 |
26/08/2015 |
Gleiciane Nunes de Souza |
Leitura, análise e prática de escrita literária
|
Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro |
12 |
26/08/2015 |
José Randson Silva Santos |
A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |
11 |
24/08/2015 |
Mariete de Souza Amorim |
Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
10 |
21/08/2015 |
Hadhianne Peres de Lima |
Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
9 |
20/08/2015 |
Marta Ricardo dos Santos |
Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo
|
Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos |
8 |
20/08/2015 |
Raimunda Rosineide de Moura e Silva |
Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
7 |
19/08/2015 |
Maria Veroza Batista Vieira |
A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
6 |
19/08/2015 |
Renilza da Silva Gonçalves |
Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora
|
Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo |
5 |
14/08/2015 |
Alessandra Mustafa da Silva Correia |
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
4 |
14/08/2015 |
Evanilza Ferreira da Silva |
Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental
|
Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa |
3 |
14/08/2015 |
Marta Maria Wanderley da Silva |
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
|
Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes |
2 |
13/08/2015 |
Karen Fernanda Pinto de Lima |
Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos
|
Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes |
1 |
15/07/2015 |
Djalma Barboza Enes Filho |
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
|
Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha |