Você está aqui: Página Inicial > Menu > Banco de Dissertações
conteúdo

Banco de Dissertações

por Rosane última modificação 27/08/2024 11h33
Data da Defesa
Aluno(a)
Título da dissertação
Orientador(a)

81

10/07/2024

Raika Ferreira Moreira

Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira

80

16/05/2024

Priscila de Araújo Holanda

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo

79

09/05/2024

Erasmo Marinho Lessa

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

78

02/05/2024

Neerolda da Costa Bicharra

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

77

29/04/2024

Yara Suelen Dantas da Silva

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos

76

08/04/2024

Cleiton Dalbem de Souza

Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto

75

20/12/2023

Elissângela Moura da Silva

Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes

74

14/12/2023

Anderson Barboza da Silva

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

73

31/03/2023

Suiane de Freitas Lima de Araújo

Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto

72

27/03/2023

Nayanne Braga do Nascimento Oliveira

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos

71

23/03/2023

Keyla Marcelle Gatinho Silva

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

70

17/03/2023

Marli Gadelha Mendes 

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

69

07/02/2023

Jarner Acosta Oliveira

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo

68

1º/02/2023

Lucas Fernando Gonçalves Souza

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
67 26/08/2021

Mirian Teles da Costa

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
66 06/08/2021

Fabíola Tarcila Baquer de Barros

Da realeza velada ao autodescobrimento:

uma proposta de leitura proficiente a partir da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
65 09/04/2021

Christia Monteiro da Rocha

O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do Projeto de Letramento: leitura e escrita de texto multimodal/multissemiótico no nono ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
64 23/04/2021

Camila da Silva Martins

Do documentário à resenha crítica: 

proposta de leitura e produção de textos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
63 17/12/2020 Letícia Lopes de Almeida

Cordelizar o Bem-amado:

jogo e humor - uma proposta literária a distância, sem distância

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha 
62 26/11/2020
Joel Gonçalves da Silva

Entre rimas e versos:

o cordel como estratégia de leitura na Educação de Jovens e Adultos

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
61 05/11/2020
Karina da Silva Souza

Mediação e leitura do texto multissemiótico em uma turma de sexto ano

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
60 25/09/2020
Mychelli de Oliveira Costa Dantas

Palavras escritas no 6º ano do Ensino Fundamental:

o uso de games como ferramenta de ensino-aprendizagem na aula de Língua Portuguesa

Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto
59 07/07/2020
Carmem Cesarina Braga de Oliveira

Leitura Literária:

o microconto como estratégia de aproximação texto-leitor em sala de aula

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
58 06/07/2020
Maria José Oliveira Maia

A Poesia e o Letramento Literário:

a contribuição da poesia de Fernando Pessoa para a formação do leitor no Ensino Fundamental

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
57 1º/07/2020
Anne Helen Vieira de Farias

Retextualização do conto popular: os resultados de uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes
56 26/06/2020 Antonia Mikelce Souza da Silva

A seleção lexical como recurso da manutenção temática na produção de contos de assombração

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
55 05/06/2020

Marcieli Souza de Oliveira

A inserção de texto multimodal para formação de leitores e escritores no Ensino Fundamental II: gênero cartum

Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes
54 08/05/2020

Francivete Lopes Barroso

Estudo de alguns aspectos da variação linguística em narrativas orais:

uma aplicação de atividades no Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
53 06/03/2020 Airton de Mesquita Silva

Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
52 28/02/2020 Ivonete Nink Soares

O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
51 27/09/2019 Precília Achermann Vieira

Projeto de Letramento:

um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
50 27/09/2019 Raquel Matos Maciel

Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
49 10/09/2019 Andréia Frez de Jesus

Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos  de Macêdo
48 29/07/2019 Mauricélia de Melo Souza

Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
47 24/07/2019 Ivânia Maria Costa de Matos

Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
46 24/05/2019 Ana Emília Pereira Vasconcelos

A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
45 17/05/2019 Valdineia da Luz Meira Machado

Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
44 26/04/2019 Cíntia Almeida da Silva e Silva

Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
43 25/04/2019 Neiva Lopes da Silva

Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
42 11/04/2019 Jocilene D’ávila da Silva

A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
41 29/03/2019 Emanuely Monteiro Celestino

Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
40 29/03/2019 Michelly Moura dos Santos

Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
39 24/08/2018 Vera Lúcia Pires

Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
38 25/06/2018 Cássio  Almeida da Silva                                             

A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
37 29/05/2018 Verônica Diniz da Silva

Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
36 21/05/2018 Denize Nogueira Magalhães

A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
35 10/05/2018 Michelle Braz Nogueira

O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
34 16/03/2018 Michele Assunção Lima

A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
33 13/03/2018 José Adailton Pinto de Souza

O tratamento da variação linguística em letras de músicas

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
32 13/03/2018 Pedrinho Nascimento da Silva

A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
31 16/02/2018 Célia Maria Barbosa de Moraes

Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
30 09/02/2018 Maria das Dores Melo de Souza

Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
29 08/11/2017 Maria Cilene Gonçalves Gaspar

Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
28 30/08/2017 Feliciano Cândido Parente

Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
27 31/05/2017 Marilene Pereira Salazar

O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
26 30/05/2017 Andréia Cosme de Oliveira                               

Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
25 30/05/2017 Felipe Lopes de Lima

O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
24 30/05/2017 Marcos Neves Fonseca

A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
23 24/05/2017 Alan Henrique Oliveira de Almeida              

Produção de contos em ambientes de escrita colaborativa na web: uma proposta didática para o ensino digital de língua portuguesa

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
22 16/03/2017 Marcelo Nascimento Feitosa

A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
21 21/12/2016 Maria Luana de Araújo Cunha

A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no Ensino Fundamental

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
20 19/12/2016 Rosa Maria Lima Guimarães

A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
19 07/11/2016 Tiago Tavares de Sá

Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
18 28/08/2015 Izabel Goulart Simonete

Práticas de ensino da leitura no contexto dos multiletramentos

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
17 28/08/2015 Márcia Aparecida Alberto Magalhães

Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
16 27/08/2015 Hermínia Silva de Souza 

Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
15 27/08/2015 Maria Expedita Fontenele Alves

Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
14 26/08/2015 Auxiliadora Carvalho da Rocha

A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
13 26/08/2015 Gleiciane Nunes de Souza 

Leitura, análise e prática de escrita literária

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
12 26/08/2015 José Randson Silva Santos

A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
11 24/08/2015 Mariete de Souza Amorim

Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
10 21/08/2015 Hadhianne Peres de Lima

Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
9 20/08/2015 Marta Ricardo dos Santos

Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
8 20/08/2015 Raimunda Rosineide de Moura e Silva

Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
7 19/08/2015 Maria Veroza Batista Vieira

A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
6 19/08/2015 Renilza da Silva Gonçalves

Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
5 14/08/2015 Alessandra Mustafa da Silva Correia

A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
4 14/08/2015 Evanilza Ferreira da Silva

Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
3 14/08/2015 Marta Maria Wanderley da Silva

Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
2 13/08/2015 Karen Fernanda Pinto de Lima

Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
1 15/07/2015 Djalma Barboza Enes Filho

Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha